Frentes

Eleições 2020: PT exclui DEM e PSDB e partidos de extrema-direita de alianças municipais

De acordo com resolução da Comissão Executiva Nacional da legenda, centro estratégico eleitoral está na “construção de alianças com PCdoB, PSOL, PDT, PSB, Rede, PCO e UP”

Diego Padilha
Diego Padilha
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, em participação no Festival PT 40 anos

São Paulo – Em reunião da Comissão Executiva Nacional do PT realizada nesta sexta-feira (7) no Rio de Janeiro, onde acontece o Festival PT 40 anos, a legenda definiu que, nas eleições municipais de 2020, partidos como o DEM e o PSDB, que possuem representantes nos ministérios no governo Bolsonaro, assim como outras agremiações consideradas de extrema-direita, estão excluídas das alianças das quais o partido fará parte.

Segundo resolução da legenda, o centro estratégico eleitoral está na “construção de alianças com PCdoB, PSOL, PDT, PSB, Rede, PCO e UP.” A direção do partido afirma que que composições com outros partidos podem ser realizadas, onde o PT tenha candidatos a prefeito, se autorizadas pelo Diretório Estadual.

Ontem, a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, já havia contestado informação da Folha de S. Paulo de que havia sido autorizada pela agramiação alianças com “centrão, PSDB, DEM e até PSL”. “Mentira! Nossa decisão é contra alianças com PSDB, DEM e partidos da extrema direita. Impressionante como a mídia quer criar confusão e jogar contra o PT. A quem interessa isso?!”, disse, em postagem no Twitter.

“Nas situações em que o PT não encabeça a chapa e o candidato seja de um partido que não integre o espectro citado acima, somente serão permitidas alianças táticas e pontuais se autorizadas pelo Diretório Estadual, desde que candidato(a) tenha compromisso expresso com a oposição a Bolsonaro e suas políticas e não tenha práticas de hostilidade ao PT e aos presidentes Lula e Dilma.”, diz a resolução.

O documento diz ainda que o PT “buscará constituir a Frente Democrática Popular, com forte participação dos partidos de esquerda, movimentos sociais e populares, setores progressistas, as Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, para construir a força social e popular necessária para impedir os retrocessos e derrotar as políticas do governo Bolsonaro”. Segundo a legenda, “tal estratégia é compatível e complementar à formação de alianças táticas com setores sociais e políticos que tenham contradições reais com determinadas políticas do governo Bolsonaro”.

“Temos de estimular as candidaturas jovens, de negros e negras, indígenas, LGBTI, ativistas de movimentos sociais, religiosos e agrários, compreendendo a estratégica disputa de narrativa que estas candidaturas têm para nosso projeto nacional”, diz a resolução, que aponta também para a necessidade de se ter um “olhar estratégico” para as candidaturas das mulheres. “Apostaremos na liderança das mulheres como estratégia de formação de chapas vencedoras nas eleições de 2020.”

Leia também

Últimas notícias