cegueira ideológica

Roberto Alvim é demitido da Secretaria de Cultura após citação nazista

Mais cedo, o ainda secretário disse que Bolsonaro não teria visto "má intenção" na citação. Confederação israelita disse que menção a ministro de Hitler é "sinal assustador"

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook
Cópia do discurso de Goebbels levou à queda de Alvim, em governo revisionista de Bolsonaro

São Paulo – A Secretaria Especial da Cultura informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o secretário Roberto Alvim foi demitido. A informação é do jornal Folha de S.Paulo. Ele publicou nesta quinta-feira (16) um vídeo no qual parafraseia um trecho de um discurso do ministro da Propaganda de Hitler, Joseph Goebbels. Desde a sua publicação, o vídeo recebeu duras críticas pelas redes sociais. Além disso, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pediu na manhã de hoje (17) a sua saída “urgente” do cargo”.

Antes, Alvim, disse que conversou com o presidente Jair Bolsonaro na manhã desta sexta-feira. “Ele (Bolsonaro) entendeu que não houve má intencionalidade e que eu não sabia a origem da menção”, afirmou em entrevista ao programa Chamada Geral da rádio GaúchaZH. O Palácio do Planalto também havia afirmado, em nota, que não iria se manifestar sobre o assunto.

Mais cedo, antes da divulgação do vídeo pela Secretaria Especial de Cultura, Bolsonaro havia elogiado Roberto Alvim em uma transmissão via Facebook. “Depois de décadas, agora temos sim um secretário de Cultura de verdade, que atende o interesse da maioria da população brasileira, população conservadora e cristã. Muito obrigado por ter aceito essa missão. Você sabia que não ia ser fácil”, disse o presidente.

Pelas redes sociais, Alvim atribuiu à polêmica à esquerda, que estaria promovendo “uma falácia de associação remota”. “Todo o discurso foi baseado num ideal nacionalista para a Arte brasileira, e houve uma coincidência com UMA frase de um discurso de Goebbles… não o citei e JAMAIS o faria. Foi, como eu disse, uma coincidência retórica. Mas a frase em si é perfeita: heroísmo e aspirações do povo é o que queremos ver na Arte nacional”, escreveu Alvim.

A Confederação Israelita do Brasil (Conib), também em nota, disse considerar “inaceitável” o uso de discurso nazista pelo secretário. “Emular a visão do ministro da Propaganda nazista de Hitler, Joseph Goebbels, é um sinal assustador da sua visão de cultura, que deve ser combatida e contida”.

Ainda na noite de quinta, o escritor Olavo de Carvalho, ideólogo dos bolsonaristas, disse que “talvez” Alvim “não estivesse muito bem da cabeça”. Hoje, ele disse que ou o secretário “pirou” ou “algum assessor petista” teria enxertado a frase de Goebbels no seu discurso, como forma de “assassinar” a sua reputação. Na sequência,  afirmou que a frase de cunho “nacionalismo estatal ao estilo getulista” seria “completamente estranho, se não francamente hostil, ao espírito desestatizante do governo Bolsonaro”. “É tudo muito doido”, acrescentou. Mais tarde, voltou a considerar a participação de um um assessor “infiltrado”, reforçando a confusão.

Em abril, durante visita a Israel, Bolsonaro disse que “sem dúvidas” o nazismo foi um movimento de esquerda, adotando a tese revisionista propagada também pelo seu chanceler Ernesto Araújo. A tese é contestada não apenas pela comunidade acadêmica, como também pelo próprio Estado alemão, que reconhece o movimento liderado por Adolf Hitler como filiado à ideologia da extrema-direita.

Leia também

Últimas notícias