contra injustiças

Pesquisa Vox Populi aponta maioria dos brasileiros a favor de Lula livre

Conluio entre Ministério Público e Judiciário para prejudicar Lula, revelado pela Vaza Jato, contribuiu com a percepção da injustiça

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Números ainda apontam que 48% consideram sua liberdade boa para o país e que 57% acham que o tratamento dado ao ex-presidente pela Justiça não é correto

São Paulo – De acordo com pesquisa Vox Populi divulgada hoje (13), a maioria da população brasileira, 57%, considera justo que Luiz Inácio Lula da Silva tenha deixado a prisão. Números ainda apontam que 48% consideram sua liberdade boa para o país e que 57% acham que o tratamento dado ao ex-presidente pela Justiça não é correto.

Preso no dia 7 de abril do ano passado, Lula deixou a cela mais de 500 dias depois, em 8 de novembro, após decisão do Supremo Tribunal Federal de garantir o texto da Constituição. Na lei maior do país, consta que sentença condenatória só pode ser cumprida após trânsito em julgado, e não após acórdão da segunda instância.

A defesa de Lula e, de acordo com a pesquisa, boa parte da população brasileira percebe que Lula passou por um processo de prisão política. Seu maior algoz, que o condenou em primeira instância, então juiz Sergio Moro, após tirar Lula das eleições de 2018, foi chamado para ser ministro do maior opositor no momento do petista, o eleito presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A prisão de Lula, na sede da Polícia Federal do Paraná, em Curitiba, foi reflexo do processo no âmbito da Operação Lava Jato, envolvendo o triplex de Guarujá. O tratamento de tal operação com Lula também passou a ser fortemente questionado pelo escândalo divulgado pelo The Intercept Brasil, conhecido como Vaza Jato.

Uma série de reportagens revelou que o Ministério Público atuou em conluio com parte do Judiciário para atacar certos alvos (como os petistas) e privilegiar outros, garantindo assim que um projeto político neoliberal de extrema-direita pudesse ser aplicado no Brasil.

Em nota, o PT afirma que a percepção da sociedade sobre as injustiças contra Lula também é incentivada pela política nefasta contra os mais pobres aplicada por Bolsonaro. “Desde sua prisão, o povo brasileiro perdeu direitos, viu o ódio e o preconceito assumir o poder e sofre diariamente com os retrocessos bancados por uma agenda neoliberal conservadora implantada no país”, disse o partido.

“Políticas públicas, programas e iniciativas dos governos do PT que melhoraram a vida do brasileiro foram desmontadas e o resultado é uma economia em frangalhos, milhões de desempregados e muitos retrocessos. Agora livre, Lula está pronto para lutar em defesa da população que reconhece que sua soltura é sim muito importante para o País (…) Desde que foi solto, a popularidade de Lula só tem aumentado. De acordo com a Vox, 55% dos entrevistados afirmam gostar do petista, um crescimento de 7% em comparação com abril deste ano. Sem surpresa, 49% da população considera Lula o melhor presidente que o Brasil já teve, 38% a mais que qualquer outro na história”, completou.