Abusos e ilegalidades

Personalidades denunciam ‘injustiça’ cometida contra Lula

Fotógrafo Sebastião Salgado, economista Luiz Carlos Bresser-Pereira, cineasta Kleber Mendonça Filho e compositores Chico Buarque e Gilberto Gil estão entre os signatários

José Eduardo Bernardes/Brasil de Fato
José Eduardo Bernardes/Brasil de Fato

São Paulo – Um grupo de 14 personalidades divulgou carta na qual chama a atenção da sociedade brasileira e da comunidade internacional para o processo do qual é alvo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Por entendermos que a prisão de Lula atinge o cerne da cidadania, do estado de direito e da verdadeira justiça no Brasil, apoiamos e divulgamos este documento que denuncia os abusos e ilegalidades de um processo cruel, conduzido com parcialidade e objetivos políticos”, diz o texto, que pede ao Supremo Tribunal Federal a correção dos erros “para restabelecer a verdade e proporcionar a pacificação democrática do país”.

Assinam o documento o fotógrafo Sebastião Salgado, o cientista político e ex-ministro do governo Fernando Henrique Cardoso Paulo Sergio Pinheiro, o economista Luiz Carlos Bresser-Pereira, o cineasta Kleber Mendonça Filho e os músicos e compositores Chico Buarque e Gilberto Gil, entre outros.

Hoje, o Supremo Tribunal Federal (STF) pode concluir o julgamento no qual decide se é constitucional a prisão após sentença em segunda instância. Caso a corte decida que é preciso aguardar o trânsito em julgado para o início do cumprimento da pena, revertendo entendimento que prevalece desde a mudança da jurisprudência em 2016, cerca de 5 mil réus podem ser beneficiados, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre eles o ex-presidente Lula.

Confira abaixo a íntegra da carta

Somos brasileiras e brasileiros de diversas origens, atividades e convicções, unidos por uma comunhão de valores: democracia, justiça e respeito aos direitos humanos. Neste momento grave na história de nosso país, consideramos nosso dever chamar a atenção da sociedade brasileira e da comunidade internacional para a grande injustiça que vem sendo cometida contra um líder que encarna aqueles valores, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Por entendermos que a prisão de Lula atinge o cerne da cidadania, do estado de direito e da verdadeira justiça no Brasil, apoiamos e divulgamos este documento que denuncia os abusos e ilegalidades de um processo cruel, conduzido com parcialidade e objetivos políticos. E como não há nada oculto que não venha a ser revelado, está nas mãos do Supremo Tribunal Federal corrigir esse erro, para restabelecer a verdade e proporcionar a pacificação democrática do país.

Celso Amorim, diplomata
Chico Buarque de Hollanda, compositor
Dalmo de Abreu Dallari, jurista
Gilberto Gil, músico
Kleber Mendonça Filho, cineasta
Leonardo Boff, teólogo
Luiz Carlos Bresser-Pereira, economista
Maria da Conceição Tavares, economista
Maria Victoria Benevides, socióloga
Marilena Chauí, filósofa
Paulo Sergio Pinheiro, cientista político
Raduan Nassar, escritor
Rogério Cezar de Cerqueira Leite, físico
Sebastião Salgado, fotógrafo

Leia também

Últimas notícias