#LulaLivre

Festival Lula Livre em Recife será o primeiro com a presença de Lula livre

Evento que já passou por diferentes capitais como São Paulo e Rio de Janeiro recebe grandes artistas da música brasileira neste domingo (17)

divulgação
divulgação
Festival estava previsto antes de Lula deixar a prisão, na última sexta-feira

São Paulo – O Festival Lula Livre, que já passou por capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, chega a Recife no domingo (17). O evento virou marca de luta por justiça durante os 580 dias em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou preso em Curitiba. Sempre com engajamento da classe artística, a edição de Pernambuco apresenta uma novidade: a presença do próprio Lula.

O Festival já estava previsto antes de Lula deixar a prisão, na última sexta-feira (8). Os shows começam às 12h no Pátio do Carmo, no centro da capital pernambucana. Participam nomes como Otto, Mundo Livre S/A, Marcelo Jeneci, Odair José, Aline Calixto, Francisco El Hombre, Lia de Itamaracá, Digitaldubs, Siba, Johnny Hooker, RAPadura, DJ Patrick Tor4, Devotos, Feiticeiro Julião, Projeto A Dita Curva, entre cerca de 40 atrações culturais.

Em nota, o PT celebra a realização do festival com a presença especial de Lula. “Já foram muitos festivais espalhados por todo o Brasil, com destaque para os do Rio de Janeiro e São Paulo, que, juntos, levaram milhares de pessoas a cantar e se manifestar por #LulaLivre. O festival trouxe a música como forma de resistência e politização, no que foi a luta pela liberdade do ex-presidente durante os 580 dias em que foi mantido como preso político.”

Caravanas

A presença de Lula esquentou o festival de Recife. Será o primeiro encontro do ex-presidente com seu estado de origem. Justamente por isso, pessoas de diferentes lugares do Nordeste estão organizando caravanas para poder ouvir Lula e os artistas que se apresentarão de perto.

Há relatos de caravanas oriundas de diversos estados. Não somente dos vizinhos Paraíba e Alagoas, mas a Praça do Carmo, no Recife Antigo, deve receber representações do Rio Grande do Norte, do Ceará e mesmo de outras regiões. “Estamos nos preparando em Alagoas para esse dia histórico, com uma caravana lotada. Depois de 580 dias de injustiça, o povo merece esse momento, de resgate, de congregar todos os estados do Nordeste e do Brasil nesse grande evento”, afirmou Paulo Memória, do Comitê Lula Livre do estado.

O festival é organizado pelo Comitê Nacional Lula Livre, que passa por uma campanha de financiamento coletivo para manutenção de suas atividades. É possível saber mais sobre as caravanas no site do Comitê, que permanecerá em atividade enquanto perdurar a batalha política e judicial pela anulação das acusações e processos contra o ex-presidente.

Com informações do Comitê Lula Livre