Fase final

PEC da Previdência passa pela CCJ, penúltima etapa, e segue para o plenário do Senado

Texto segue imediatamente para o plenário do Senado, com previsão de votação para a tarde desta terça-feira

Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado
Tucano Tasso Jereissati praticamente não mexeu no texto que veio da Câmara e está em fase final no Senado. Ele também é relator da 'PEC' paralela, que deverá ser lida amanhã

São Paulo – Em rápida sessão na manhã desta terça-feira (22), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou relatório de Tasso Jereissati (PSDB-CE) sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019, de “reforma” da Previdência. Agora, o projeto vai para a última etapa da tramitação, no plenário da Casa, para uma segunda rodada de votação. A sessão está prevista para começar às 14h.

No primeiro turno, dia 2, a PEC passou com 56 votos favoráveis, sete a mais do que o mínimo necessário, e 19 contrários. Naquela votação, foi derrubado um dispositivo do texto aprovado na Câmara, sobre abono salarial.

Na sessão de hoje da CCJ, foram aprovadas duas emendas, de redação, que não alteram o mérito da proposta. O líder do PT, senador Humberto Costa (PE), disse que a oposição vai apresentar destaques em plenário para tentar alterar o texto do projeto governista.

Amanhã (23) deverá ser lido o relatório da chamada “PEC paralela” (número 133), que inclui Estados e municípios ao novo sistema. O relator também é Jereissati.

Com informações da Agência Senado