Parabéns

No aniversário de Lula, país manifesta anseio por democracia

Com alegria e irreverência, em todos os estados e também no exterior, brasileiros pedem liberdade do ex-presidente, justiça e respeito à Constituição

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Em frente à sede da PF em Curitiba, manifestantes felicitaram Lula por aniversário e manifestaram esperança por sua libertação

São Paulo – Atos e atividades em todo o país levaram milhares de pessoas às ruas para festejar, neste domingo (27), o aniversário de 74 anos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Movimentos populares, partidos e apoiadores sem vínculos com entidades da sociedade civil organizada aproveitaram os festejos para protestar contra a prisão política de Lula, bem como exigir sua libertação e o restabelecimento da normalidade democrática no país.

A maior manifestação pela data foi realizada em Curitiba pela Vigília Lula Livre, a poucos metros da sede da Polícia Federal em Curitiba (Paraná), onde o ex-presidente está detido desde abril de 2018. O evento teve a presença da presidenta do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffman, do irmão de Lula Frei Chico, da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) e foi marcado por diversos atos culturais.

O “parabéns a você” ocorreu em torno de um bolo com mais de 5 metros de extensão e foi cantado por e milhares de participantes de todas as regiões do país que viajaram em caravanas até a capital do Paraná. “O presente que estamos dando a Luiz Inácio Lula da Silva é essa resistência”, declarou Benedita da Silva.

Gleisi fez referência, entre outras, ao legado já deixado pelo ex-presidente, em sua vida toda dedicada à luta pelos direitos dos trabalhadores. “Lula deixa um dos maiores legados de governo ao povo brasileiro e vai deixar um das maiores legados de resistência e coragem ao estar aqui de cabeça erguida e não trocar sua dignidade pela liberdade”, afirmou.

São Paulo

Além de uma mobilização na AVenida Paulista para colher assinaturas pela libertação do ex-presidente, a capital paulista comemorou a data no Armazém do Campo, região central da cidade, onde cerca de mil pessoas almoçaram o Escondidinho Pernambucano, preparado pela chef Carmen Virgínia. O evento foi intercalado com diversas atrações musicais e manifestações políticas. Entre os presentes, os deputados Alexandre Padilha e Nilson Tatto, além do ex-senador e vereador Eduardo Suplicy, todos do PT-SP.

“Em primeiro lugar é um dia de afeto. Estive recentemente com ele e tenho que dizer que ele venceu aquela máquina de depressão. Mas também temos que repensar os próximos passos e esperamos que o STF cumpra seu papel de guardião da Constituição e faça cumprir a Constituição. Que seja reconhecido o direito da presunção de inocência do ex-presidente Lula”, afirmou Padilha

Para Nilton Tatto, “é importante comemorar e também trabalhar pela libertação do presidente Lula. Os trabalhadores querem o Lula de volta. Nós precisamos fazer com que a Justiça pare de fazer política. Todos sabem da ilegalidade do processo que levou o Lula à cadeia, dos problemas da Lava Jato, revelados pela Vaza Jato. Boa parte dos milhões de desempregados do país, é culpa da Lava Jato”, encerrou.A data comemorativa não passou despercebida no estado natal do ex-presidente, onde estão sendo realizadas confraternizações em vários municípios, e os pernambucanos abusaram da criatividade na hora de comemorar.

Com reportagem do Brasil de Fato