Insaciável

Além de enriquecer com palestras, Dallagnol queria ser senador

Interesses do coordenador na Lava Jato em desfrutar a fama construída na operação parecem ilimitados. Objetivos políticos-partidários não convêm a membros do MPF

Dallagnol tocou no tema candidatura com Joaquim Falcão e Michael Mohallen, da FGV-RJ, e com o jornalista Josias de Souza

São Paulo – O procurador Deltan Dallagnol considerou se candidatar a uma vaga de senador nas eleições de 2018, revelam mensagens trocadas via Telegram e entregues ao Intercept por uma fonte anônima. Num chat consigo mesmo, ele chegou a se considerar “provavelmente eleito”. Também avaliou que a mudança que desejava implantar no país dependeria de “o MPF lançar um candidato por Estado” — uma evidente atuação partidária do Ministério Público Federal, proibida pela Constituição.

Isso significa que o coordenador na Lava Jato não se limitava a enriquecer com as palestras que passou a fazer com a fama construída no calor da operação. Ele tinha também objetivos políticos-partidários. Ou nas eleições do ano passado, das quais a Lava Jato eliminou a participação de Lula por meio de uma condenação em tempo recorde e arbitrária, ou em 2022 – se não for atrapalhar o conterrâneo Álvaro Dias.

Em 29 de janeiro de 2018, numa longa mensagem enviada para ele mesmo, Dallagnol refletiu: “Tenhoapenas 37 anos. A terceira tentação de Jesus no deserto foi um atalho para o reinado. Apesar de em 2022 ter renovação de só 1 vaga e de ser Álvaro Dias, se for para ser, será. Posso traçar plano focado em fazer mudanças e que pode acabar tendo como efeito manter essa porta aberta”.

Nas mensagens obtidas, segundo o Intercept, Deltan Dallagnol sinaliza ter conversado sobre candidatura com figuras como o jurista Joaquim Falcão, professor da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro, ex-presidente da Fundação Roberto Marinho e membro da Academia Brasileira de Letras, o jornalista e colunista do UOL Josias de Souza e o jurista Michael Mohallen, também da FGV-RJ.

O Intercept informa que Josias e Mohallem confirmaram ter mantido conversas com Dallagnol sobre o assunto. Leia aqui a reportagem completa.

Bom para Todos repercute entrevista de Glenn Greenwald no Roda Viva

 

Leia também

Últimas notícias