#VazaJato

Deltan tentou manipular substituto do falecido Zavascki. “Foi coisa de Deus”

Dallagnol articulou movimentos Vem Pra Rua e Mude para pressionar contra nomes para substituir ministro que havia morrido em acidente aéreo um dia antes

Marcelo Camargo/ABr
Marcelo Camargo/ABr
Diálogos revelados pela Vaza Jato mostram que procurador Deltan Dallagnol manipulou até a opinião pública pra forçar prisão de Lula

São Paulo – O procurador Deltan Dallagnol usou dois grupos políticos surgidos após a Operação Lava Jato como porta-vozes de causas políticas pessoais dele e da operação, revelam mensagens trocadas pelo aplicativo Telegram e que são o tema de mais uma reportagem da série Vaza Jato, publicada pelo site The Intercept Brasil. e que mostram condutas antiéticas, irregulares e criminosas dos responsáveis pela Lava Jato, incluindo o procurador e o agora ministro Sergio Moro. Nas mensagens, Dallagnol pauta atos públicos, publicações em redes sociais e manifestações dos movimentos de forma oculta, tomando cuidados para não ser vinculado publicamente a eles.

Os chats mostram que Dallagnol começou a se movimentar para influenciar a escolha do novo relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal apenas um dia após a morte do ministro Teori Zavascki, antigo responsável pelos processos da operação no STF. O Vem Pra Rua, um dos grupos acionados pelo coordenador da força-tarefa da Lava Jato para seus objetivos, é notoriamente alinhado a partidos e políticos de direita. Foi um dos principais organizadores de marchas pelo impeachment de Dilma Rousseff – seu principal comandante é Rogerio Chequer, que aproveitou a fama para se candidatar a governador de São Paulo pelo Novo e, em seguida, tornar-se cabo eleitoral de Jair Bolsonaro.

O outro grupo é o Instituto Mude — Chega de Corrupção, criado inicialmente para coletar assinaturas a favor das dez medidas contra a corrupção, um pacote de mudanças legislativas que se tornou uma obsessão pessoal de Dallagnol. Embora o Mude não informe isso em seu site, o coordenador da Lava Jato no Paraná atuou como um diretor informal do movimento, que chegou a organizar encontros numa igreja frequentada pelo procurador – e em que ele é pregador eventual.

Mas, passada a derrota na votação das 10 medidas na Câmara, Dallagnol passou a usar o Mude — e também o Vem Pra Rua — para outras tarefas. Entre elas, influenciar a escolha do relator da Lava Jato no Supremo após a morte de Zavascki.

Atuando nos bastidores dos grupos e insuflando-os a pressionar o STF, Dallagnol estimulou a rejeição dos nomes de Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e do atual presidente da Corte, Dias Toffoli, para a relatoria das ações da operação. Os diálogos, publicados na íntegra pelo Intercept, mostram ainda que o procurador articulou ações para constranger ou pressionar ministros nos julgamentos que discutiram a prisão em segunda instância.

Um dos primeiros episódio revelados pelas mensagens ocorreu em janeiro de 2017, quando Teori Zavascki morreu num acidente aéreo, deixando aberta a cadeira no Supremo e também o posto de relator dos processos da Lava Jato na corte, nos casos que envolviam políticos com foro privilegiado.

A lacuna criada pela morte repentina de Zavascki só poderia ser preenchida por um integrante da 2ª Turma, e nenhum dos remanescentes — Toffoli, Mendes, Lewandowski e Celso de Mello — tinha a simpatia da força-tarefa. No dia 31 daquele janeiro, Dallagnol manifestou sua preocupação com os colegas da força-tarefa do Paraná no grupo Filhos do Januário 1. Ele sugeriu que dissessem a jornalistas, em off, que temiam “que Toff, Gilm ou Lew assumam” e que delegassem aos movimentos sociais a tarefa de pressionar o STF a não definir a questão por sorteio, o que seria uma “roleta russa” – os diálogos são reproduzidos exatamente como os originais, incluindo eventuais abreviaturas e erros de digitação ou ortografia.

Naquele dia, Dallagnol voltou a conversar com Patrícia Fehrmann, líder do Mude, para dizer que “seria bom se os movimentos replicassem o post do Luis Flavio Gomes”. Encaminhou, em seguida, um texto do jurista, que hoje também é deputado federal pelo PSB de São Paulo.

A publicação atacava Mendes, Lewandowski e Toffoli. E afirmava que “comprovar-se-á que o diabo também pode vestir toga” se a relatoria da Lava Jato caísse com um dos três. Dallagnol instruiu Fehrmann a procurar o Vem Pra Rua para reproduzir a mensagem, mas pediu anonimato na sugestão: “só não me citem como origem, para evitar melindrar STF”.

O Mude seguiu a recomendação e logo compartilhou o texto do jurista. No fim das contas, Fachin foi transferido para a 2ª Turma e acabou sorteado relator da Lava Jato. Dallagnol comemorou o resultado em 2 de fevereiro numa conversa com Fabio Oliveira, do Mude: “Fachin foi coisa de Deus”.

“Laranja pra outra coisa”

A reportagem do Intercept mostra também como o procurador articulou para turbinar, junto com os movimento sociais, a pressão para que o ex-presidente Luiz inácio Lula da Silva, fosse encarcerado após condenação em segunda instância, no processo do chamado triplex de Guarujá, no litoral paulista.

Em 22 de março de 2018, o STF concedeu ao ex-presidente Lula um salvo-conduto para que ele não fosse preso até o julgamento de seu habeas corpus preventivo, marcado para 4 de abril. Grupos contrários e favoráveis a Lula mobilizaram-se para pressionar o Supremo.

Oito dias depois, Dallagnol anunciou no grupo de Telegram Parceiros MPF — 10 medidas que ele e a equipe da Lava Jato no Paraná haviam aderido a um abaixo-assinado restrito a juízes e procuradores a favor da prisão em segunda instância. Horas mais tarde, o procurador discutiu com a também procuradora Thaméa Danelon a possibilidade de que também houvesse abaixo-assinados apresentados pela sociedade, e não apenas por autoridades.

No dia seguinte, Dallagnol fez uma proposta à procuradora. “Se Vc topar, vou te pedir pra ser laranja em outra coisa que estou articulando kkkk”. Danelon assentiu, animada, e o chefe da Lava Jato continuou. “Um abaixo assinado da população, mas isso tb nao pode sair de nós… o Observatório vai fazer. Mas não comenta com ng, mesmo depois. Tenho que ficar na sombra e aderir lá pelo segundo dia. No primeiro, ia pedir pra Vc divulgar nos grupos. Daí o pessoal automaticamente vai postar etc”.

Ele referia-se ao Observatório Social, uma organização de atuação nacional sediada em Curitiba que atua, segundo seu site, “em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos”. Mantendo sigilo sobre a articulação, a colega de Dallagnol em São Paulo divulgou o abaixo-assinado, no que foi seguida pelo Vem Pra Rua. Em seguida, o coordenador da Lava Jato compartilhou a petição em seu perfil do Facebook sem mencionar que estava por trás da iniciativa.

Satisfeito com a repercussão, Dallagnol escreveu a Thaméa: “Temos que cuidar pra não parecer pressão. Se não estivéssemos na LJ, o tom seria outro kkkkk. Ia chutar o pau da barraca rs. Depois chutava a barraca e eles todos tb kkk”. A procuradora subiu vários tons. “Eu colocava todos na barraca e metralhava kkkk”.

Leia a reportagem completa do The Intercept Brasil