Vaza Jato e muito mais

TVT exibe hoje, às 20h, entrevista de Lula concedida ao ‘Sul21’

Durante mais de uma hora e 40 minutos, ex-presidente fala sobre política nacional, com ênfase à Vaza Jato, Moro e os procuradores

Guilherme Santos/Sul21
Guilherme Santos/Sul21
Para Lula, questões importantes para o país, como o caso Queiroz, não são investigados pela PF

São Paulo –  A TVT exibe hoje, às 20h, a íntegra da entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos jornalistas do site Sul21. Na manhã da última quarta-feira (3), Lula falou à equipe por cerca de uma hora e 40 minutos. Na entrevista, ele afirma que “Moro está se transformando em um boneco de barro. Ele vai desmilinguir (…) porque inventaram uma grande mentira para me colocar aqui aonde estou e agora eles têm que passar a vida inteira contando dezenas de mentiras para tentar justificar”.

E que as conversas do ex-juiz, hoje ministro da Justiça, Sergio Moro, e procuradores da Operação Lava Jato, revelam um conluio entre acusação e julgador. As orientações de Moro aos procuradores foram no sentido de prejudicar o ex-presidente, como defende:  “Moro, você é mentiroso. Dallagnol, você é mentiroso. Os delegados que fizeram o inquérito são mentirosos. Sei que é duro falar isso. É uma briga minha, de um cidadão de mais de 70 anos de idade contra o aparato do Estado”.

Sobre a prisão de um militar da comitiva de Jair Bolsonaro (PSL), flagrado com 39 quilos de cocaína pela polícia espanhola, Lula afirmou que “a impressão que tenho é que querem jogar toda a culpa no sargento, mas ele não fez isso sozinho. Qual é o esquema que está por trás dele?”, questionou.

O ex-presidente disse ainda não acreditar que o caso tenha ligação direta com o presidente Jair Bolsonaro (PSL). Porém, será  necessário um trabalho intenso a respeito. “Não acredito que o atual presidente da República soubesse de alguma coisa porque a gente não sabe direito nem quem vai na parte de trás do avião. Tem o chefe do cerimonial que cuida dos civis e tem os militares. Alguém sabe como é que esse cidadão embarcou.  Investigar isso é papel do Moro e da Polícia Federal.”

E provoca a Polícia Federal, sobre sua inércia no caso do sumiço do ex-assessor do hoje senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidente. “Moro parece não ter interesse em assuntos de grande relevância, que não tragam benefícios a seu grupo político, aponta Lula. “Eles não estão achando nem o Queiroz…O Queiroz enganou o Ministério Público, a Polícia Federal, está desaparecido, ninguém sabe onde está. Esse mesmo ministro, quando juiz teve a pachorra de mandar a Polícia Federal na minha casa pra pegar a minha família inteira, agora não consegue achar o Queiroz? Até agora não sabe também como um vizinho do Bolsonaro tinha 100 rifles em casa. Um contrabandista, ligado às  milícias e ao Queiroz…Ora, meu Deus do céu. Até quando vai se mentir para a sociedade?”

Leia também

Últimas notícias