Triplex do Guarujá

STF nega habeas corpus e mantém condenação de Lula no STJ

Decisão da segunda turma do Supremo Tribunal Federal confirma decisão monocrática do ministro Edson Fachin

Antonio Cruz/ABR
Antonio Cruz/ABR
O ministro Ricardo Lewandowski foi o único a votar a favor de Lula

São Paulo – A segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou hoje (25) habeas corpus ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que contestava condenação, em segunda instância, no processo do triplex do Guarujá. Em decisão monocrática, o ministro do STF Edson Fachin confirmou decisão, também monocrática, do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Félix Fischer.

Vencido, Ricardo Lewandowski votou favoravelmente a Lula.  Cármen Lúcia, Celso de Mello e Gilmar Mendes votaram contra o recurso apresentado pelos advogados Cristiano Zanin e Valeska Martins.

Em seu voto, Lewandowski concedeu habeas corpus a Lula, no sentido de anular decisão de relator do recurso especial no STJ . Assim, garantiria  ao ex-presidente o direito de julgamento colegiado do recurso.

Celso de Mello lembrou que o julgamento de recurso especial por decisão monocrática de ministro do STJ está autorizado pela legislação. E que existe a possibilidade de levar o caso à apreciação de colegiado por meio de agravo regimental.

Leia também

Últimas notícias