Atos por Bolsonaro

Vagner Freitas: baixa adesão aos atos de 26 de maio mostra rejeição à ‘reforma’ da Previdência

Os estudantes e a classe trabalhadora mobilizam a sociedade para o ato desta quinta (30), mais um esquenta para a greve geral de 14 de junho pela aposentadoria, por mais empregos e contra os cortes na educação

Reprodução
Reprodução
Ato em defesa do governo Bolsonaro neste domingo (26) em Macapá. Manifestações contra cortes na educação foram maiores

Portal CUT Brasil – Apesar de ter chamado o ato deste domingo (26) em defesa do seu governo e da “reforma” da Previdência e depois ter recuado, como sempre, a estrela da festa não foi Jair Bolsonaro (PSL). Os manifestantes elegeram como inimigos a serem combatidos a mídia, os movimentos de direita – como o Movimento Brasil Livre (MBL) e o Vem pra a Rua, além do Centrão (grupo formado por partidos como DEM, PP, MDB, PSD e PRB); e como figuras a serem defendidas, Sérgio Moro, o ministro da Justiça e seu pacote anticrime, e até o banqueiro Paulo Guedes, ministro da Economia e pai da proposta de fim da aposentadoria.

Jornalistas foram ameaçados em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte; críticas duras ao Centrão foram feitas em todo o país. Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, o mais criticado e xingado, teve direito até a boneco com o numero 171 no peito, apesar de ser defensor da “reforma” da Previdência.

Dia 15 foi maior

E, ao contrário do que o governo esperava, os atos deste domingo foram menores do que os convocados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) no dia 15 de maio em defesa da aposentadoria e contra o corte nos gastos da educação.

No dia 15, de acordo com levantamento do Portal CUT, foram realizados atos em 304 municípios brasileiros, incluindo no cálculo as capitais e o Distrito Federal. Neste domingo, segundo levantamentos dos portais de notícias, foram realizadas manifestações em pelo menos 154 cidades dos 26 estados, além do Distrito Federal, apesar dos atos terem sido convocados em cerca de 300 municípios do país e terem sido esvaziados na maioria das cidades.

Para o presidente da CUT, Vagner Freitas, a adesão menor do que a esperada mostra que o povo rejeita a “reforma” da Previdência, que acaba com a aposentadoria de milhões de brasileiros. E esses, sim, voltarão às ruas em peso nesta quinta-feira (30), no ato convocado pela União Nacional dos Estudantes (UNE), um esquenta para a greve geral do dia 14 de junho.

“O povo brasileiro e os trabalhadores não apoiam e não aprovam a pauta da reforma da Previdência, do fim das aposentadorias e dos direitos trabalhistas, nem os cortes de verbas na educação e a falta de uma política de geração de emprego e renda”, afirmou Vagner.

Na avaliação do presidente da CUT, as faixas em defesa do fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF) encontradas nos atos de várias cidades brasileiras ontem também mostram que o povo não apoia ações antidemocráticas.

CUT - divulgação

Vagner Freitas, presidente da CUT: todos às ruas no dia 30, pela educação pública de qualidade e contra a reforma da previdência

“O povo também não apoia propostas que visam fragilizar a nossa democracia. Os trabalhadores querem mais democracia e mais participação. E o baixo apoio a esse governo na sociedade, confirma o que vem sendo constatado por diferentes institutos de pesquisas”, disse Vagner se referindo às pesquisas que mostram que a aprovação a Bolsonaro vem caindo mês a mês desde janeiro.

O importante, segundo o presidente da CUT, é se concentrar na organização e mobilização do ato deste quinta (30) e a greve geral do dia 14 de junho, quando estudantes, professores e trabalhadores estarão nas ruas defendendo a aposentadoria, a educação pública e de qualidade e a geração de emprego decente.

Leia também

Últimas notícias