futebol e política

Luta pela liberdade de Lula é a defesa da democracia, afirma Chico Buarque

Cantor e compositor participou no Rio de Janeiro de partida de futebol com artistas e torcedores organizada por movimentos sociais

André Vieira/bdf

Chico e o time: ‘Eu gostaria de convocar não só as pessoas que são simpatizantes do Lula, mas as pessoas que apoiam a democracia’

São Paulo – O cantor e compositor Chico Buarque considera que a luta pela liberdade de Lula e pela democracia se confundem no contexto político do país hoje. Ele fez a afirmação ao jornalista André Vieira, do Brasil de Fato, após seu time vencer jogo de futebol que integra a programação da Jornada Internacional Lula Livre, no Rio de Janeiro.

“A defesa da libertação do presidente Lula é a defesa da democracia, as duas coisas se confundem. Enquanto tiver Lula como preso político, que é o caso, nós não somos uma legítima democracia”, afirmou.

“Eu gostaria de convocar não só as pessoas que são simpatizantes do Lula, mas as pessoas que apoiam a democracia. Aqui no Brasil e no mundo inteiro. Lá fora é uma vergonha para nós o que está acontecendo. Então, vamos tentar reverter isso, vamos lutar sem trégua pela liberdade do Lula e pela democracia.”

A partida de futebol com artistas e torcedores foi organizada por movimentos populares para marcar um ano da prisão política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O time Politheama, que contou com a presença do cantor e compositor Chico Buarque, venceu Torcedores e Torcedoras pela Democracia por 8 a 3.

“Estamos todos juntos pela liberdade de Lula. É o mínimo que podemos exigir em uma democracia diante do descalabro que foi seu processo de condenação por magistrados que não tem isenção para julgar e por falta absoluta de provas. É uma vergonha para o Brasil. Vamos disputar o futebol, mas depois sairemos abraçados pela mesma causa”, disse o cantor antes da partida.

O evento contou com a presença do ídolo do Botafogo Afonso Celso Garcia Reis, conhecido como Afonsinho, da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e dos atores José de Abreu e Antonio Pitanga, além de torcedores e movimentos populares.

Com informações do Brasil de Fato

 

Leia também

Últimas notícias