Paralisia

Procuradoria quer saber se conselhos de direitos humanos estão funcionando

Em ofício, procuradora dos Direitos do Cidadão dá prazo de 10 dias para que ministra Damares Alves apresente uma resposta

Site Conanda

Encontro de conselhos da Criança e do Adolescente: Procuradoria quer sabe se colegiados continuam na ativa

São Paulo – A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão do Ministério Público Federal, questionou o governo a respeito do funcionamento de 12 conselhos, comitês e comissões com atuação na área de direitos humanos. O ofício foi enviado à ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, com pedido de informações em um prazo de 10 dias.

“Conselhos, comissões e comitês são mecanismos democráticos de consulta e deliberação social. E constituem instrumentos essenciais de participação cidadã no controle e na implementação das políticas públicas”, afirma a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat. A PFDC pede explicações sobre denúncias de desativação e esvaziamento, além de informações sobre funcionamento e cronograma dos próximos encontros.

O ofício, encaminhado na última sexta-feira (8), refere-se às seguintes instâncias: Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Conselho Nacional de Combate à Discriminação, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais, Conselho Nacional de Política Indigenista, Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Conselho Nacional da Juventude, Comissão de Anistia e o Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa.

A Procuradoria lembra que algumas foram criadas há quase três décadas, como o Conanda (criança e adolescente). No site da entidade, a última notícia postada é de dezembro de 2017. Na correspondência, Deborah Duprat pede que a resposta “venha acompanhada da documentação pertinente”.

Leia também

Últimas notícias