República de Curitiba

Primo de Rosângela Moro restringe atos no entorno da vigília Lula Livre

Desembargador Fernando Paulino da Silva Wolff Filho é primo da mulher do ministro da Justiça de Jair Bolsonaro, o ex-juiz Sérgio Moro

Arquivo pessoal/Facebook

Mulher de Moro, Rosângela tem parentes no Judiciário, no empresariado e na política, como o tucano Beto Richa

São Paulo – O desembargador Fernando Paulino da Silva Wolff Filho, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), que restringiu manifestações e reuniões no entorno da vigília Lula Livre, que ocorrem em terreno particular, é primo de Rosângela Wolff Moro. A advogada é casada com o ministro da Justiça e Segurança Pública do governo de Jair Bolsonaro (PSL), o ex-juiz federal de primeira instância Sérgio Moro.

Assim como o marido, que tem um desembargador no Tribunal de Justiça do Paraná – Hildebrando Moro, primo do sogro – Rosângela Maria Wolff de Quadros Moro também tem um desembargador na família. 

De acordo com o professor associado do Departamento de Sociologia e do Programa de pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná  (UFPR) Ricardo Costa de Oliveira, a procuradora da Federação das Apaes do Estado do Paraná descende da grande família política Macedo.

Manutenção

A coordenação da Vigília Lula Livre informa que a decisão restritiva do desembargador não afeta o movimento, que segue no mesmo local de sempre – um terreno privado –, “na luta pela democracia, pela liberdade e em solidariedade ao presidente Lula”. O movimento mantém ainda um canal na internet para receber contribuições de apoiadores do ex-presidente. Leia mais abaixo nota emitida pelos organizadores, a respeito da decisão do desembargador Wolf Filho.

Em sua pesquisa sobre genealogias políticas do Judiciário (clique aqui para acessar), ele aponta que Rosângela é prima dos desembargadores Haroldo Bernardo da Silva Wolff e Fernando Paulino da Silva Wolff Filho.

Entre outros de seus primos estão o empresário Luiz Fernando Wolff de Carvalho, da Triunfo e Econorte, construtora e do ramo de pedágios. É prima distante de Rafael Greca de Macedo e de Beto Richa. “A importância da família Macedo está presente no empresariado, na história da Associação Comercial do Paraná, nos inúmeros desembargadores e presidentes do Tribunal de Justiça (muitas vezes referidos como a poderosa “macedônia”), na universidade, na prefeitura e em várias outras instituições”, aponta Oliveira.

Leia íntegra da nota da Vigília Lula Livre

“Sobre a decisão do desembargador Fernando Paulino da Silva Wolff Filho, do Tribunal de Justiça do Paraná, emitida nesta quinta-feira (21) a coordenação da Vigília Lula Livre afirma que:

1. Estamos há 322 dias em resistência pela liberdade de Lula, por um julgamento justo que não se configure como prisão política, contra as arbitrariedades que tiveram como objetivo apenas excluí-lo do processo eleitoral e da vida política nacional, como forma de impedir um projeto de desenvolvimento e inclusão social para o país.
Como já dissemos anteriormente, daqui sairemos apenas com Lula Livre!

2. O documento do desembargador na realidade reconhece a legitimidade da Vigília Lula Livre, uma vez que hoje todas as nossas atividades atuais – atividades culturais, o bom dia, boa tarde e boa noite presidente Lula -, são realizadas em espaço particular e não em vias públicas. Portanto, ao contrário do que foi noticiado em alguns veículos, nossa vigília mantém suas atividades normalmente.

3. Seguimos agradecendo a todas e todos que contribuem e apoiam nossa luta. E convidamos os cidadãos e cidadãs sérios, comprometidos com a luta democrática, a tomar parte na campanha nacional e internacional Lula Livre.”

Vigília Lula Livre
Rua Sandália Monzon, 164
Bairro Santa Cândida – Curitiba (PR)

Leia também

Últimas notícias