#LulaPresoPolítico

Políticos e personalidades reagem à decisão arbitrária contra Lula

Hashtag que denuncia perseguição a Lula vai ao topo do Twitter, após ex-presidente ter negado o direito de participar do velório do irmão. Haddad diz que a relação da Justiça com ex-presidente 'transbordou do político para o pessoal'

Ricardo Stuckert

‘Arbítrio’, ‘cruel’, ‘injustiça, ‘vergonhoso’, foram palavras usadas para classificar abuso contra Lula. ‘Cinismo e covardia’, disse Chico

São Paulo – A decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) de negar o direito do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de participar do velório e enterro do seu irmão Vavá vem causando indignação nas redes sociais. Na manhã desta quarta-feira (30), a hashtag #LulaPresoPolítico ocupava o topo entre os assuntos mais comentados no Brasil. 

Sinceramente, entendo que a relação com Lula, que nunca foi jurídica, transbordou do político e se tornou pessoal”, afirmou o ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro Fernando Haddad. 

O cantor e compositor Chico Buarque também manifestou solidariedade ao ex-presidente, pela morte do irmão e também pela pela violação direito. “Minha solidariedade ao Lula pela perda do Vavá. E meu repúdio à Justiça pelo cinismo e pela covardia”, afirmou Chico ao portal Brasil 247

É um escândalo a proibição de Lula ir ao velório de seu irmão, direito assegurado pela lei! Até o General Mourão, insuspeito de esquerdismo, definiu como uma questão ‘humanitária’. Um arbítrio vergonhoso da PF comandada por Moro. “, comentou o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) Guilherme Boulos, ainda antes da decisão do TRF4.

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), professor de Direito e ex-juiz federal, classificou como “oca e desconexa” a motivação apresentada pela Justiça Federal de Porto Alegre para negar o direito de Lula se despedir do irmão. “Lamentável e vergonhoso”.

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) afirmou que a decisão arbitrária contra Lula fragiliza ainda mais “nossa democracia tão combalida”. “Como podem? Usam argumentos frágeis, buscam subterfúgios… tudo contra a dignidade e os direitos de Lula. Revoltante.”

O deputado estadual Rogério Correia (PT-MG) acusou a PF de cumprir as determinações do governo. “Especialmente do carrasco Moro, hoje ocupando o cargo de ministro da extrema-direita. .”

O cartunista Caio Latuff lembrou que até mesmo na ditadura era garantido o direito a presos de velarem seus mortos. “Se não derem a Lula a chance de se despedir de seu irmão morto, fica caracterizado mais do que prisão politica. É crueldade, pura e simples! .”

Afirmava-se que Lula não deveria ter tratamento especial – para melhor – por ser ex-presidente. Piada. Ele está tendo tratamento especial – para pior. Só não está podendo ir ao velório do irmão porque é Lula. Trata-se de injustiça”, disse o cientista político Alberto Carlos Almeida.

Leia também

Últimas notícias