#lulalivre

Lula aos catadores: não baixar a cabeça, continuar na luta e pensar no país

Ao lado do escritor Raduan Nassar e do ex-prefeito Fernando Haddad, catadores de recicláveis realizam reunião de fim de ano em Curitiba para homenagear Lula

Ricardo Stuckert

Haddad, Raduan (grisalho, centro), Luiz Henrique (canto à direita) e o grupo de catadores, que manterá celebração anual do coletivo

São Paulo – A vigília Lula Livre, em Curitiba, recebeu hoje catadores liderados pela Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) para fazerem sua tradicional reunião de fim de ano, desta vez em homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde 7 de abril na sede da Polícia Federal na capital paranaense, em um processo da Operação Lava Jato marcado pela perseguição política. O líder do movimento, Luiz Henrique da Silva, esteve com o ex-presidente ao lado do escritor Raduan Nassar, autor da obra clássica da literatura brasileira Lavoura Arcaica e ganhador do prêmio Camões, e do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.

“Não senti nenhum prazer, nem estou orgulhoso de visitar o nosso presidente Lula aqui, mas fiquei muito feliz de ver que o mesmo presidente que nós conhecemos aqui fora é o mesmo que está lá dentro. Ele se encontra puto da vida, mas com muita saúde, muito animado para a gente continuar, e é o recado que ele manda para a gente: não abaixarmos a cabeça, continuarmos na luta e pensar em um projeto de país”, afirmou Luiz Henrique, depois da visita.

O representante dos catadores também destacou que “Lula disse que não aceita a prisão domiciliar, porque ele não está doente, está com o tesão acumulado” – a prisão domiciliar chegou a ser cogitada nos últimos dias, como possibilidade de o Supremo Tribunal Federal liberar o ex-presidente.

“Apesar de toda a adversidade, Lula está bem, e a preocupação dele foi que eu passasse para todos que ele está lá lendo muito, estudando e atento ao que está acontecendo”, afirmou ainda Luiz Henrique.

O escritor Raduan Nassar se limitou a dizer que foi ótimo estar com o presidente Lula. “Eu achei que ele está revigorado com as suas expectativas próximas e futuras e nós estamos apostando nisso, acredito nisso.”

“O gesto de vocês é de uma nobreza imensa, eu imagino a alegria do coração dele (de Lula), quando ele recebeu o Luiz, porque o Luiz é vocês”, disse o ex-ministro Gilberto Carvalho na cerimônia de homenagem os catadores, que começou na vigília logo após a visita a Lula.

Confira a carta que o ex-presidente escreveu para a comunidade de catadores:

Queridos amigos do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis,

Se os que me prenderam injustamente sem eu ter cometido crime nenhum achavam que iam nos impedir de estarmos juntos em mais um Natal, se enganaram. Eu estive com vocês antes de ser presidente, quando fui presidente, depois de ser presidente e estou com vocês hoje e estarei com vocês sempre.

Todo ano como presidente da República, eu fiz questão de participar do Natal dos catadores para lembrar a sociedade que o governo deve cuidar de todos, mas ter um olhar especial para quem precisa mais, para o trabalhador.

Quando assumi a previdência, fiz questão de levar os ministros para visitarem algumas regiões mais pobres do país, para eles olharem nos olhos das pessoas, visitarem as casas do povo que tinha nos elegido e para quem tínhamos que governar. Alguns deles jamais tinham colocado o pé em uma favela. Eles precisavam saber que o povo não é estatística, são seres humanos lutando diariamente por uma vida melhor.

Meu governo começou assim, e começaria assim de novo, e eu nunca vou esquecer minha emoção com o depoimento de uma companheira catadora no último ano do meu segundo mandato, que disse que o mais importante que eu fiz para ela, foi ela ter orgulho da profissão dela, de cabeça erguida, de ter dignidade. Era para isso que eu queria ser presidente, para matar a fome do povo, dar oportunidade, dignidade e autoestima. Por isso, digo para vocês, não baixem a cabeça jamais, o trabalho de vocês é tão importante quanto o de um médico, engenheiro, advogado. É muito digno, e faz um bem nessa sociedade que produz tanto lixo no meio ambiente.

Não deixem o preconceito deles machucar vocês. O preconceito é uma doença.

Gente preconceituosa, que cultiva o ódio, é gente doente. Não vamos nos deixar contaminar por essa doença.

Muita saúde, muita força e muita solidariedade para vocês. Fiquem firmes, juntos, vamos teimar, vamos lutar, vamos trabalhar todo dia para construir um Brasil melhor. Um feliz Natal.

Luiz Inácio Lula da Silva

 

Leia também

Últimas notícias