Parlamentares britânicos pedem libertação de Lula e se dizem preocupados com Bolsonaro

Moção lembra que ex-presidente era 'o favorito para vencer a eleição presidencial até ser preso e impedido de participar de uma ação condenada pelo Comitê de Direitos Humanos da ONU'

Cláudio Kbene/Fotos Públicas

Moção pede libertação do ex-presidente e lembra do papel desempenhado por Moro, que se tronará ministro de Bolsonaro

São Paulo – Uma moção assinada por dez parlamentares britânicos demonstra “preocupação” com o futuro governo Bolsonaro em função de “seu apoio à ex-ditadura no Brasil e seus comentários de que deveria ter matado dezenas de milhares de pessoas a mais”, além das “declarações a favor da tortura e das execuções extrajudiciais por parte da polícia”.

O documento também pede a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, destacando que ele era “o favorito para vencer a eleição presidencial até ser preso e impedido de participar de uma ação condenada pelo Comitê de Direitos Humanos da ONU”. A moção destaca ainda a atuação do juiz Sérgio Moro, “que realizou a investigação sobre Lula, aceitou, desde a eleição, a indicação de Bolsonaro para ser ministro da Justiça do Brasil”.

“A solidariedade ao ex-presidente Lula aumenta a cada dia e no mundo inteiro reconhecem a sua condição de preso político e vítima de uma perseguição política absurda por parte de alguns setores do Judiciário e do Ministério Público”, afirma o líder do PT na Câmara, deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) ao site PT na Câmara.

Os parlamentares concluem o texto expressando “apoio aos brasileiros que defendem a democracia, os direitos humanos e o progresso social”.

O documento é assinado por  Jonathan Edwards, Kelvin Hopkins, Clive Lewis, Ian Mearns, Grahame Morris, Lloyd Russell-Moyle, Liz Saville Roberts, Dennis Skinner, Christopher Stephens e Chris Williamson. Os parlamentares são do Partido Trabalhista, do Partido do País de Gales e do Partido Nacional Escocês.