América Latina unida

Lula ao Clacso: propor um mundo mais justo nunca será fácil

'Outro mundo é possível e necessário”, afirma ex-presidente em mensagem ao 1º Fórum Mundial do Pensamento Crítico

Ricardo Stuckert

Lula: construir um mundo melhor, mais justo e mais humano sempre será importante e nunca será fácil

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou nesta quarta-feira (21) uma carta ao 1º Fórum Mundial do Pensamento Crítico promovido pelo Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso). “Fico extremamente feliz que em um momento onde parte da América Latina e do mundo vive a ascensão do atraso – das mentiras, agora chamadas de Fake News, da violência política, da perseguição judicial – surge um grande encontro como esse para lembrar novamente que outro mundo é possível e necessário”, escreveu Lula.

Desde segunda-feira (19), o encontro em Buenos Aires reúne milhares de estudantes latino-americanos, intelectuais, lideres políticos e de movimentos sociais para discutir os rumos da esquerda no continente e dar respostas à ascensão neoliberal e da extrema-direita na região. 

“Precisamos da mais ampla frente democrática possível”, disse a ex-presidenta Dilma Rousseff, recebida aos gritos de “Lula livre”, ao lado da ex-presidenta Cristina Kirchner, durante a abertura do fórum. “Devemos criar uma nova categoria de frente social cívica patriótica em que se agrupem todos os setores que são agredidos pelas políticas do neoliberalismo”, afirmou a líder argentina. 

No evento que vai até esta quarta-feira (22) também são esperadas as participações do ex-presidente uruguaio José Mujica, além dos os ex-candidatos à presidência Guilherme Boulos (PSOL), Fernando Haddad (PT) e sua vice, Manuela D’ávila (PCdoB). 

Leia a íntegra da mensagem de Lula:

“Queridos companheiros reunidos no 1º Fórum Mundial do Pensamento Crítico,

A reflexão, o pensamentos crítico, o sonhar, propor e construir um mundo melhor, mais justo e mais humano sempre será importante e nunca será fácil.

Fico extremamente feliz que em um momento onde parte da América Latina e do mundo vive a ascensão do atraso – das mentiras, agora chamadas de Fake News, da violência política, da perseguição judicial – surge um grande encontro como esse para lembrar novamente que outro mundo é possível e necessário.

Parabéns Pablo e todos da Clacso por essa grande iniciativa. Obrigado pela solidariedade de vocês. Lamento não poder me encontrar com vocês fisicamente. Mas estamos hoje, e sempre, juntos.

Forte abraço,
Luiz Inácio Lula da Silva”