eleições 2018

TSE desmente boato de fraude na urna compartilhado pelo filho de Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro compartilhou nas redes sociais um vídeo manipulado, em que uma pessoa acusa que a urna eletrônica está registrando voto antes de terminar a digitação

Reprodução

TSE publicou desmentido no início da tarde de hoje, mas informações falsas sobre fraude e problemas estão proliferando

São Paulo – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desmentiu no início da tarde de hoje (7) um vídeo compartilhado pelo candidato a senador Flávio Bolsonaro (PSL), filho do candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL), em que uma pessoa acusa que a urna eletrônica estaria encerrando o registro de voto antes de ser concluída a digitação.

“A Justiça Eleitoral esclarece que a mensagem que circula em redes sociais e aplicativos de bate-papo sobre a ausência de processamento de todos os votos na urna eletrônica é falsa”, diz a nota do TSE.

“A informação falsa trata principalmente do voto para presidente, como se a urna não estivesse processando o voto. (…) A Justiça Eleitoral esclarece que um vídeo que circula na internet no qual a urna, supostamente, ‘auto completa’ o voto para presidente também é falso. Os vídeos não mostram o teclado da urna, onde uma pessoa digita o restante do voto. Não existe a possibilidade de a urna auto completar o voto do eleitor, e isso pode ser comprovado pela auditoria de votação paralela, nos mesmos vídeos”, esclarece o tribunal.

A chefe da missão de observação eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Laura Chinchilla, ex-presidente da Costa Rica, afirmou que inspeções feitas pelo grupo não encontraram até o momento nenhum indício de vulnerabilidade no sistema de votação eletrônica no Brasil. “Não encontramos até esse momento nenhum aspecto que possa gerar suspeita sobre a possibilidade de haver uma vulnerabilidade no sistema de voto eletrônico”, frisou, acrescentando que “o processo tem evoluído com muita normalidade, dentro do que parece ser a tradição do Brasil”. 

O vídeo foi divulgado Flávio com alarmismo: “Está acontecendo diante de nossos olhos. Aperta a tecla 1 para presidente e aparece o indicado do presidiário! Quem souber onde aconteceu isso, favor me enviar zona e seção. @TSEjusbr”, escreveu Bolsonaro. As imagens mostram uma pessoa digitando o número “1”. Antes de digitar o “3”, aparece a foto do candidato à Presidência Fernando Haddad (PT). O vídeo foi feito de forma a confundir quem assiste, pois não mostra toda urna. Segundo o TSE, o material foi editado. Após o desmentido, o candidato ao Senado apagou a postagem.

Ainda segundo o TSE, outro boato diz respeito ao tempo de processamento das urnas. “São utilizados diferentes modelos de urnas eletrônicas nas seções eleitorais em Minas Gerais, e a velocidade de processamento e posterior encerramento dos votos, após o eleitor apertar a tecla confirma, é diferente de acordo com o modelo da urna eletrônica. A urna mais atual – modelo 2015 – processa os votos mais rapidamente que a urna mais antiga – por exemplo, modelo 2008”, diz a nota. Também há vídeos mostrando o funcionamento das urnas.

Desde a manhã, as redes sociais ficaram cheias de fakenews e boatos sobre mau funcionamento e fraudes nas urnas. Vídeos de pessoas dizendo que não conseguiam votar em algum candidato tiveram milhares de compartilhamentos. O TSE, no entanto, não teve registro oficial deste tipo de problema até o momento. Além disso, urnas com problema de funcionamento são relativamente comuns. Até as 14 horas de hoje, 964 urnas foram trocadas, o que indica uma melhora em relação às últimas eleições presidenciais. Em 2014, das 361.435 urnas sem identificação biométrica utilizadas no 1° turno, 3.693 foram substituídas.

Leia também

Últimas notícias