eleições 2018

Pesquisa CUT/Vox para governo de SP: Skaf 16%, Doria 15%, França 11%, Marinho 8%

Nulos, brancos e indecisos somam 45% e primeiro turno está indefinido. Suplicy lidera para o Senado com 37%. Na disputa presidencial, Bolsonaro tem 30% e Haddad 19% no estado

Reprodução

Skaf e Doria têm empate técnico pela liderança, seguidos de França e Marinho. Suplicy tem 37% para o Senado

São Paulo – Pesquisa do Instituto Vox Populi contratada pela CUT traz um cenário indefinido na disputa para o governo de São Paulo. Os entrevistados pela CUT/Vox que disseram ainda não saber ou não responderam em quem pretendem votar chegam a 22% enquanto a diferença entre o líder e o quarto colocado é de 8 pontos percentuais.

O candidato Paulo Skaf (MDB) lidera a disputa em situação de empate técnico com João Doria (PSDB). Skaf tem 16% das intenções de voto e Doria tem 15%. O levantamento traz o governador Márcio França (PSB) com 11%, tecnicamente empatado com o tucano.

O candidato do PT, Luiz Marinho, subiu 3 pontos em relação a sondagem anterior e, com 8%, está tecnicamente empatado com França. As entrevistas foram feitas entre sábado e segunda-feira, antes do debate de ontem (2) entre os candidatos, na TV Globo.

A pesquisa CUT/Vox apurou elevado percentual de eleitores que pretendem votar nulo ou em branco (23%), que somados aos indefinidos chegam a 45%. Assim, considerados apenas os votos válidos, a classificação teria Skaf 29%, Doria 28%, França 20% e Marinho 14%.

Em simulações de segundo turno, a pesquisa aponta empates entre Skaf e Doria (ambos com 23%), Skaf e França (24% a 20%) e Doria e França (ambos 23%) – veja gráficos abaixo.

Para o Senado, o petista Eduardo Suplicy lidera a disputa com 17% na soma dos que declararam o primeiro e o segundo voto para o cargo. Este ano, os eleitores devem escolher dois nomes, já que serão renovados dois terços da Casa. Major Olimpio (PSL) e Mara Gabrili (PSDB) vêm em seguida com 10%, tecnicamente empatados com Tripoli (PSDB) e Jilmar Tatto (PT), cada um com 6%. Na sequência estão Mario Covas (Pode) e Maurren Maggi (PSB), com 5%.

Segundo a pesquisa CUT/Vox, 25% responderam votar nulo ou branco e 30% se consideram indecisos em relação ao primeiro voto para senador. O percentual de nulos, brancos e indecisos somados chega a 73% em relação ao segundo nome.

Considerados apenas os votos válidos para primeiro e segundo nomes, a liderança de Suplicy chega a 37%, seguido por Major Olimpio com 23%, Mara Gabrili com 22%, Tripoli e Tatto com 13% e Covas e Maureen 12%.

Corrida presidencial

O deputado Jair Bolsonaro (PSL) lidera na disputa para Presidência da República com 30% da preferência entre os eleitores do estado de São Paulo. O candidato Fernando Haddad (PT), tem 19%, bem à frente do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), com 10%. Em levantamento anterior, há três semanas, a distância entre Bolsonaro e Haddad era de 35% a 15%.

Votos em “nenhum” e não sabem/não responderam somam 27%. A pesquisa foi registrada com número BR-05501/2018 no Tribunal Regional Eleitoral no dia 27 de setembro de 2018. A pesquisa foi protocolada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-05501/2018 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) sob o número SP-07384/2018. Foram feitas 1.200 entrevistas, com margem de erro de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiança de 95%. 

 

Leia também

Últimas notícias