eleições 2018

Minas terá segundo turno entre Anastasia (PSDB) e Romeu Zema (Novo)

Ex-governador teve 29% dos votos válidos e vai enfrentar o surpreendente candidato do Novo, que venceu o primeiro turno com 43% dos votos

reprodução

Romeu Zena (à esq.) surpreendeu. Ele estava em terceiro na última pesquisa e tomou a dianteira na disputa no final de semana

São Paulo – A disputa pelo governo de Minas Gerais terá segundo turno entre o ex-governador do estado e atual senador Antônio Anastasia (PSDB) e o empresário Romeu Zema (Novo). Zema teve 43% dos votos válidos e Anastasia, 29%. O resultado mostra reviravolta em relação às últimas pesquisas de intenção de voto, que indicavam a dianteira do tucano e o bilionário apenas em terceiro.

O atual governador, Fernando Pimentel (PT), ficou em terceiro, como 22% dos votos; 6% dos eleitores votaram em branco, com 14% de votos nulos. Outros 22% não compareceram. 

Zema sempre esteve atrás nas pesquisas e virou o jogo no final de semana. Durante a votação na manhã de hoje, ele disse que o que importa mesmo é resultado final. Na votação, na manhã de hoje, o empresário falou de propostas de governo. “Quero simplificar a vida de quem trabalha e quer trabalhar. Minas Gerais, hoje, é o estado que tem mais expulsado e perdido empresas do que atraído”. “Vamos negociar as dívidas com o governo federal. Isso já poderia ter sido feito há três anos e meio”, afirmou.

Otimista, apesar da derrota parcial, Anastasia ponderou que ficaria muito satisfeito com a vitória no primeiro turno, mas que não se assustaria se houvesse segundo turno. “Eleição é sempre feita de concorrente, então quem é candidato não pode ter susto com nada. Se o segundo for com o candidato Romeu Zema, faremos com a mesma galhardia e com a mesma tranquilidade que faremos se for com o candidato Fernando Pimentel, demonstrando nossa experiência, nosso preparo e nosso conhecimento”, afirmou.