tempos sombrios

Em derrota surpreendente, Suplicy fica fora do Senado

Em São Paulo foram eleitos o candidato de extrema-direita, Major Olímpio (PLS), correligionário de Jair Bolsonaro, e a tucana Mara Gabrili (PSDB)

Reprodução

Vereador mais votado da história da cidade de São Paulo em 2016, Suplicy começou a cair levemente nas pesquisas das últimas semanas

São Paulo – O vereador Eduardo Suplicy (PT) não conseguiu se eleger para o Senado. É a segunda derrota consecutiva do petista em busca do cargo, depois de perder em 2014. Mesmo liderando com certa folga todas as pesquisas de intenções de voto, desta vez acabou superado por Major Olímpio (PSL) e Mara Gabrili (PSDB).

Vereador mais votado da história da cidade de São Paulo em 2016, Suplicy começou a cair levemente nas últimas semanas. Na contramão, Major Olímpio alavancou seus votos na esteira do radicalismo de extrema-direita, ele que defende políticas públicas militaristas e é do mesmo partido do candidato à Presidência Jair Bolsonaro.

Também contribuíram os frequentes ataques da campanha do candidato Ricardo Tripoli (PSDB) contra Suplicy nas campanhas de rádio e televisão. Tripoli ficou de fora da Casa legislativa, mas conseguiu emplacar sua companheira de partido, Mara. 

Suplicy foi secretário de Direitos Humanos da cidade de São Paulo durante a gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) e, depois, eleito vereador em 2016. Tem sua carreira marcada pela presença nas manifestações populares e ficou famoso pela defesa de seu principal projeto: o renda básica da cidadania, uma bolsa universal para que os indivíduos possam ter suas necessidades vitais supridas.

 

Leia também

Últimas notícias