eleições 2018

Brasileiros comparecem às urnas em número recorde no exterior

São mais de 500 mil eleitores fora do país. Alguns resultados já foram divulgados. Em Paris e Berlim Ciro Gomes (PDT) venceu, seguido por Fernando Haddad (PT)

reprodução/facebook/ras adauto

Filas foram registradas por internautas em embaixadas brasileiras

São Paulo – O Ministério das Relações Exteriores afirmou, por meio da embaixatriz Luiza Lopes da Silva, que a votação das eleições 2018 contou com participação de número inédito de brasileiros que moram no exterior. Luiza foi a responsável do Itamaraty por organizar o processo eleitoral fora do país. “Estamos vendo um fenômeno de engajamento com as eleições. Nunca vimos os brasileiros se manifestarem tanto”, disse ao portal alemão DW.

O fato ficou evidenciado também com a divulgação de fotos em redes sociais de longas filas em embaixadas brasileiras. Algumas, inclusive, já divulgaram os resultados do processo. Em Berlim, por exemplo, do total de 5.647 eleitores, compareceram 2.323. Na capital alemã, o cenário é diferente do apontado nas últimas pesquisas de intenções de voto do Brasil. Ciro Gomes (PDT), foi o vencedor, com 36,3% dos votos, seguido por Fernando Haddad (PT), com 21,8% e Jair Bolsonaro (PSL), 21,2%.

Em solo brasileiro, as mais recentes pesquisas, divulgadas ontem (6), apontam para um segundo turno entre o representante da extrema-direita, Bolsonaro e Haddad. Em Paris, o resultado também difere do registrado pelos levantamentos. Ciro, novamente, vence na capital francesa, com 31,11% dos votos, seguido por Haddad, com 25,8% e Bolsonaro tem 25,1%. Já na Suíça, Bolsonaro lidera, com 48% dos votos, seguido por Ciro, com 16,5% e Haddad, com 11,6%.

Mais de 500 mil brasileiros moram fora do país e estão aptos a votar em 99 países. O Itamaraty enviou 744 urnas para 171 locais. Em 2014, este número era de 354.184. Houve um aumento de 41,37%. Apenas na Europa, são 170 mil eleitores, com destaque para 39 mil em Portugal , 25 mil no Reino Unido, 19 mil na Suíça e 11 mil na França.

Leia também

Últimas notícias