Pesquisa eleitoral

Datafolha: Haddad lidera no Nordeste; voto em Bolsonaro cai a 18% entre mulheres

Dados completos da pesquisa mostram que intenções de voto no candidato do PSL caem quase pela metade no eleitorado feminino. No Nordeste, petista chega a 20%, empatado tecnicamente com Ciro, com 18%

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agencia Brasil e Ricardo Stuckert

Bolsonaro lidera com mais folga no Centro-Oeste; Haddad supera candidato do PSL no Nordeste por 3 pontos

São Paulo Pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha divulgada na noite dessa sexta-feira (14) mostra que o candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, já lidera na região Nordeste. Em relação ao último levantamento, ele cresceu 9 pontos e chegou a 20%, superando numericamente Ciro Gomes (PDT), com quem está em situação de empate técnico. O pedetista tem 18%, tendo oscilado dois pontos negativamente. Jair Bolsonaro (PSL) cresceu três pontos e agora está com 17%.

A região onde Bolsonaro tem mais folga na liderança é a Centro-Oeste, onde ele chega a 36%, crescimento de 6% sobre o último levantamento. Haddad ocupa a segunda colocação com 11%, após ter registrado aumento de 3% nas intenções de voto, empatado tecnicamente com Ciro Gomes, que caiu 3%.

Bolsonaro também tem larga margem no Sul, onde passou de 30% para 33%. A região é a única onde Geraldo Alckmin (PSDB) aparece em segundo lugar numericamente, com 11%. Ciro, Haddad e Álvaro Dias (Pode) tem 8% cada. Na região Norte, o candidato do PSL tem 29% e há um triplo empate na segunda colocação: o pedetista tem 14%; o candidato do PT, 13%, e Marina Silva (Rede), 12%.

No Sudeste, Haddad foi o único a registrar crescimento acima da margem de erro, passando de 7% a 10%. Ele empata tecnicamente na segunda posição com Ciro Gomes (12%) e Geraldo Alckmin (10%), além de Marina Silva (9%). O tucano oscilou negativamente 2 pontos em relação à última pesquisa.

Intenção de voto de Bolsonaro desaba entre mulheres

Outro dado do levantamento realizado pelo Datafolha mostra que o eleitorado feminino continua sendo a principal fraqueza do candidato do PSL. Na sondagem divulgada em 10 de setembro, ele tinha 32% entre os homens e agora chegou a 35%. Ciro passou de 14% para 13% e Haddad subiu de 9% para o mesmo patamar do pedetista. Entre as mulheres, Bolsonaro oscilou de 17% para 18%, o candidato do PDT, de 12% para 13%, e o petista cresceu de 9% para 13%. 

Na espontânea, Bolsonaro foi de 20% para 22%, já Haddad dobrou seu índice, passando de 4% para 8%, com Ciro indo de 5% para 7%. Mas um dado mostra que o candidato do PT tem potencial de crescimento para as próximas pesquisas: Lula ainda aparece com 5%, à frente de Alckmin e Marina, que tem 3% cada. No Nordeste, o ex-presidente ainda tem 7% de votos espontâneos e é o segundo colocado na região Norte, com 9%.