Eleições 2018

Anastasia e Pimentel brigam em Minas, disputa se acirra no DF

Pesquisa Datafolha mostra ainda Paulo Câmara na frente em Pernambuco. Ex-presidenta Dilma Rousseff tem maioria folgada entre intenções de voto para o Senado

Tucano Anastasia e petista Pimentel seguem na disputa pelo governo de Minas Gerais

São Paulo – Mais pesquisas divulgadas pelo Datafolha nesta quinta-feira (6) atualizam a disputa pelo governo e no Senado em Minas Gerais, Distrito Federal e Pernambuco. No segundo maior colégio eleitoral do país, Minas – 15,7 milhões de eleitores –, o tucano Antônio Anastasia tem 32% das intenções de voto (tinha 29% em agosto), ante 22% do petista Fernando Pimentel (20%). Romeu Zena (Novo) aparece com 5%. Um quarto dos entrevistados (25%) fala em voto nulo ou em branco, enquanto 10% não sabem.

Na briga pelo Senado, que tem abertas as vagas de duas das três cadeiras, a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) surge à frente com folga: 26%. Depois vêm, embolados, Jornalista Carlos Viana (PHS), com 11%, Rodrigo Pacheco (DEM), com 9%, Coronel Lacerda (PPL), 8%, e Dinis Pinheiro (SD), 7%.

Segundo o instituto, foram ouvidas 1.289 pessoas em 61 cidades, entre terça (4) e hoje (6). A margem de erros é de 3 pontos percentuais.

No Distrito Federal, Eliana Pedrosa (Pros) tem ligeira vantagem entre os candidatos a governador, com 18%. É seguida de perto pelo atual mandatário, Rodrigo Rollemberg (PSB), 15%, e Rogério Rosso (PSDB), com 12%. É uma situação de empate técnico, no limite da margem de erro entre o primeiro e o terceiro colocados.

Um pouco atrás vem Alberto Fraga (DEM), com 10%. Votos em branco ou nulos somam 21%, enquanto 8% não sabem ainda em quem votar.

A pesquisa também aponta três candidatos tecnicamente empatados na corrida para o Senado: Leila do Vôlei (PSB), 22%, Cristovam Buarque (PPS), 21%, e Izalci (PSDB), 20%. Chico Leite (Rede) está com 14% e Wasny (PT), com 9%.

Foram ouvidos 910 eleitores em todas as regiões do Distrito Federal. A margem de erro também é de 3 pontos.

Em Pernambuco, o atual governador, Paulo Câmara (PSB), está na frente, com 34%, enquanto Armando Monteiro (PTB) tem 25%. Os demais candidatos vão de 0% a 2%. Brancos e nulos somam 26%, enquanto 6% disseram não saber em quem votar.

Na eleição para o Senado, Jarbas Vasconcelos (MDB) fica com 38%. Em seguida, tecnicamente empatados, Humberto Costa (PT), com 28%, e Mendonça Filho (DEM), com 27%. Silvio Costa (Avante) aparece com 10%.

O instituto ouviu 1.229 eleitores de 50 municípios. A margem de erro é a mesma.

 

Leia também

Últimas notícias