democracia

Partido espanhol Podemos divulga manifesto em favor da candidatura de Lula

Comunicado demonstra preocupação com a democracia brasileira e cobra que o governo espanhol se posicione em defesa do cumprimento da Justiça e do direito de Lula ser candidato no Brasil

reprodução/pt

Lideranças do Podemos reunidas com a ex-presidente Dilma Rousseff

São Paulo – O partido Podemos, da esquerda espanhola, divulgou manifesto de apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no pleito ao Planalto em outubro. “Reiteramos nossa preocupação pela gravíssima situação que atravessa a democracia brasileira”, afirma o partido, que vem crescendo de importância por seu método de apresentação de ideias e projetos por meio do uso das redes sociais por políticos jovens. O partido conta com 16 senadores e 43 deputados no parlamento.

Lula está preso na sede da Polícia Federal do Paraná desde 7 de abril, em uma condenação cercada de críticas de juristas e intelectuais. Como nenhuma sentença condenatória contra Lula transitou em julgado, ele não tem, teoricamente, seus direitos políticos suspensos ou cassados. Entretanto, o petista vem enfrentando dificuldades para conseguir ser entrevistado e tocar sua campanha, fato que a ONU já reconheceu, em decisão do Comitê de Direitos Humanos, como ilegal. O Podemos reitera a preocupação com o processo democrático brasileiro.

A menos de dois meses para as eleições no Brasil, o candidato presidencial Lula da Silva continua injustamente privado da liberdade. Os procedimentos levados a cabo para o seu encarceramento – incluindo a negativa ao recurso do habeas corpus, as escutas telefônicas ilegais, a aceleração dos prazos com prejuízo da sua defesa, ou a sistemática proibição de sua participação nos debates e entrevistas com candidatos presidenciais – não apenas vulneram o respeito ao devido processo e aos direitos políticos do aspirante à presidência, mas os próprios fundamentos da democracia brasileira”, continua o partido espanhol.

Leia a íntegra da carta do Podemos sobre a situação de Lula:

PODEMOS SOBRE AS ELEIÇÕES NO BRASIL: LULA DA SILVA DEVE SER CANDIDATO

A menos de dois meses para as eleições no Brasil, o candidato presidencial Lula da Silva continua injustamente privado da liberdade. Os procedimentos levados a cabo para o seu encarceramento – incluindo a negativa ao recurso do habeas corpus, as escutas telefônicas ilegais, a aceleração dos prazos com prejuízo da sua defesa, ou a sistemática proibição de sua participação nos debates e entrevistas com candidatos presidenciais – não apenas vulneram o respeito ao devido processo e aos direitos políticos do aspirante à presidência, mas os próprios fundamentos da democracia brasileira. Cada vez é mais evidente que o objetivo desse procedimento judicial não é a legítima e imprescindível luta dos poderes públicos contra a corrupção, mas impedir a candidatura à presidência de Lula, a quem todas as pesquisas apontam claramente como vencedor.

Assim reconheceu o Comitê de Direitos Humanos da ONU, que, em decisão histórica, cobrou na sexta-feira passada, 17 de agosto, que Lula possa participar da campanha eleitoral prévia às eleições de outubro. À decisão do Comitê de Direitos Humanos, cuja jurisdição foi voluntariamente aceita pelo Brasil em 2009, se somou o comunicado de seis ex-mandatários europeus, entre os quais estão José Luis Rodríguez Zapatero e François Hollande, solicitando que “o presidente Lula possa apresentar-se livremente ante o sufrágio do povo brasileiro”.

Por sua vez, cerca de trinta congressistas estadunidenses e o senador Bernie Sanders enviaram uma carta ao Embaixador do Brasil em Washington exigindo a libertação de Lula enquanto prossiga o seu processo de apelação. Juristas e advogados do mundo inteiro – ente eles, Baltasar Garzón e Joan Garcés – denunciaram irregularidades no processo contra Lula em carta dirigida à presidenta do Supremo Tribunal Federal e aos membros do Tribunal Eleitoral do Brasil. Até o Papa Francisco fez chegar uma bênção por escrito ao ex-presidente.

Pelo Podemos reiteramos nossa preocupação pela gravíssima situação que atravessa a democracia brasileira, e nossa mais firme condenação diante das tentativas de furtar do povo brasileiro a capacidade soberana de decidir o seu próprio futuro. Por isso exortamos o Governo da Espanha a que se some ao clamor internacional em defesa da democracia brasileira, faça eco da decisão da ONU, e solicite que Lula possa exercer seu direito a ser candidato nas próximas eleições presidenciais do Brasil, manifestando assim seu compromisso com a democracia e a defesa dos direitos fundamentais em nosso país irmão.