Suprema Corte

Ministro Dias Toffoli é eleito presidente do STF e toma posse em 13 de setembro

Nomeado em 2009 pelo ex-presidente Lula, ministro ficará à frente do Supremo até 2020. Luiz Fux será o vice

Conforme a tradição da Corte, Toffoli foi eleito por ser o ministro mais antigo que ainda não exerceu a presidência

São Paulo – O ministro Dias Toffoli foi eleito, nesta quarta-feira (8), presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o biênio 2018-2020, com o ministro Luiz Fux como vice-presidente da Corte. A posse deverá ocorrer dia 13 de setembro, às 17h.

Seguindo a tradição da Casa, o plenário do STF elegeu Toffoli por ser o atual vice-presidente e ministro mais antigo que ainda não exerceu a presidência. Como vice, o ministro que será o presidente no mandato seguinte. Toffoli ingressou na Suprema Corte em 23 de outubro de 2009 (governo Lula), e Luiz Fux em 3 de março de 2011 (governo Dilma).

De acordo com o regimento interno do STF, a eleição deve ocorrer sempre na segunda sessão ordinária do mês anterior ao do final do mandato do atual presidente. O ministro Dias Toffoli será o 58º presidente do Supremo desde o Império e o 47º desde a proclamação da República.

Nomeado por indicação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, José Antonio Dias Toffoli é formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de maio de 2014 a maio de 2016 e subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República entre janeiro de 2003 e julho de 2005, além de advogado-geral da União entre março de 2007 e outubro de 2009.

Leia também

Últimas notícias