Liga pra ele

MDB confirma nome de Meirelles para defender ‘legado’ de Temer

Candidatura do ex-ministro foi aprovada hoje em convenção. Vice ainda está indefinido

Divulgação

Meirelles na ribalta: o agora candidato diz que o país não quer ir para nenhum lado, mas ‘para a frente’

São Paulo – Com 85% de 419 votos, o ex-ministro Henrique Meirelles foi aprovado como candidato do MDB à Presidência da República. Foram 357 a favor, 56 contra e seis em branco. “Temos que ir aos quatro cantos do país para dizer: preste atenção no Meirelles”, disse o presidente do partido, senador Romero Jucá (RR), durante convenção realizada nesta quinta-feira (2) em Brasília. O engenheiro terá a missão, nesta campanha eleitoral, de defender o “legado” de Michel Temer, campeão de impopularidade.

A última vez que o PMDB (ainda com o “P” à frente) teve candidato próprio foi em 1994, com o ex-governador paulista Orestes Quércia, que teve 4,38% dos votos. Em 1989, o candidato foi Ulysses Guimarães (4,73%). O partido ficou com a vice do PSDB (José Serra) em 2002 e do PT (Dilma Rousseff) nas duas últimas eleições. Sem decolar nas pesquisas, o ex-ministro da Fazenda tem aparecido com 1% das intenções de voto.

“Chama o Meirelles” é o mote da campanha emedebista, apostando em um espectro supostamente intermediário. “O Brasil não quer ir nem para a esquerda nem para a direita, os brasileiros querem ir em frente”, afirma o partido. O nome do vice da chapa ainda não está definido. Uma possibilidade em discussão é o da senadora Marta Suplicy (SP).

Agora, são seis os candidatos à Presidência da República confirmados: Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (Psol), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL), Manuela D´Ávila (PCdoB) e Vera Lúcia (PSTU). Neste sábado (4), PT, PSDB e Rede fazem suas convenções.