#LulaLivre

Grevistas de fome fazem ato religioso em frente ao STF

À tarde, frei Sergio Görgen deve se encontrar com a presidenta da Corte, Cármen Lúcia, para pedir que sejam julgadas as ADCs 43 e 44, que questionam a prisão após julgamento em segunda instância

Reprodução/MPA

Lavenère e Esquivel com os camponeses que estão há 15 dias em jejum pela liberdade do ex-presidente Lula

São Paulo – Os militantes que completaram 15 dias em greve de fome pela liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participaram de um ato inter-religioso em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília. Participaram do ato irmãs da Confederação dos Religiosos do Brasil (CRB), um frei capuchinho e um pastor presbiteriano, que abençoaram e ofereceram apoio espiritual a seis dos sete grevistas de fome. 

Rafaela Alves, que participa do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) afirmou que, apesar dos dias sem comer, todos os grevistas estão “muito firmes e dispostos”. “Há muita injustiça no nosso país, por todos os lados, por todos os cantos. Talvez o nosso corpo vá ficando um pouco mais fraco, mas a nossa consciência se indigna todos os dias”, afirmou a militante, que espera celeridade do STF em fazer justiça.

Os manifestantes pedem que as Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) 43 e 44, que questionam a prisão após julgamento em segunda instância, sejam apreciadas pelo STF.  Apenas Frei Sergio Görgen não participou da celebração, pois deve representar o grupo em encontro na parte da tarde com a presidenta da Corte, ministra Cármen Lúcia. 

O integrante do Levante Popular da Juventude Leonardo Soares, que participa da greve de fome há seis dias, disse que o jejum feito por eles faz parte de uma “grande mobilização” pela liberdade do ex-presidente. Ele afirmou também não se tratar de idolatria. “Compreendemos que ele (Lula) é um canal pelo qual as forças populares têm condições de tomar as rédeas do poder. A nossa luta é por Lula Livre, pelo povo livre, por Lula presidente.”

O líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) João Pedro Stédile disse esperar que a reforma agrária, paralisada durante o governo Temer, seja retomada a partir de 2 de janeiro de 2019, com a eleição do novo governo. Ele também destacou a presença do arquiteto, artista e ativista argentino Adolfo Pérez Esquivel, prêmio Nobel da Paz, e também do ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcello Lavenère, que, segundo Stédile, seriam “anjos” de cabelos brancos a protegerem os grevistas.

Estamos aqui para orar juntos e pedir que Deus nos acompanhe e dê forças aos companheiros que estão em greve de fome. Que o Senhor os fortaleça fisicamente e em espírito. Tudo isso para pedir justiça e verdade. Que o companheiro Lula recupere a liberdade para se colocar a serviço dos mais pobres e dos mais necessitados”, conclamou Esquivel.

A irmã Maria de Fátima, falando em nome “de todos os religiosos que estão lutando com o povo pela vida”, afirmou que o jejum dos militantes representa  “testemunho de irmãos que estão em busca de justiça, levantando a bandeira da paz e da vida”. Também participaram do ato inter-religioso indígenas da etnia Caigangue, do Rio Grande do Sul, integrantes do MST que participaram da Marcha Nacional Lula Livre que chegou na manhã desta terça-feira (14) em Brasília, e parlamentares petistas.

Esquivel e Frei Sérgio encontram Cármen Lúcia

Adolfo Perez Esquivel e o integrante da greve de fome Frei Sérgio Görgen serão recebidos pela presidente do STF, Carmen Lúcia, nesta terça-feira, às 14h. Estarão acompanhados de uma comissão formada por juristas, artistas, escritores e lideranças de organizações da sociedade civil.

O objetivo é solicitar à ministra a inclusão na pauta de votações do tribunal a Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) do PCdoB, que questiona a prisão de condenados em segunda instância, que prejudica o presidente Lula e mais de 150 mil presos no país. E que seja respeitado o direito de expressão de Lula, que não tem obtido autorização para conceder entrevistas.

Na audiência, será também entregue à ministra as 330 mil assinaturas do manifesto “Eleição Sem Lula é Fraude”, que tem a adesão de personalidades brasileiras e estrangeiras.