Eleições 2018

Como serão as manifestações para apoiar registro de Lula candidato no TSE

Em Brasília, marcha pelo direito de Lula ser candidato a presidente percorrerá Esplanada até sede do TSE. São Paulo terá caminhada e ato no TRE. Porto Alegre faz Festival Lula Livre

Brasil de Fato/Mídia Ninja

Trabalhadores de todo o Brasil se unirão ao camponeses do MST em marcha até o TSE para registrar Lula candidato

São Paulo – Nesta quarta-feira (15), o PT, o PCdoB e PROS, que juntos formam a coligação O Povo Feliz de Novo, registram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva ao seu terceiro mandato presidencial, tendo como vice o ex-prefeito Fernando Haddad. Além de parlamentares e representantes dos partidos, milhares de pessoas são esperadas na capital federal para apoiarem o nome do ex-presidente.

A perseguição judicial que vem sendo imposta ao ex-presidente com objetivo de tirá-lo da disputa causa, por outro lado, uma forte reação de seus apoiadores. Organizadores da manifestação têm observado que é a primeira vez na história do país que uma manifestação popular acompanha o registro de uma candidatura no tribunal.

Serão movimentos sociais e caravas de trabalhadores urbanos de todo o Brasil, que se juntarão com os cerca de 5 mil militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que chegaram nesta terça-feira (14), após caminharem 50 quilômetros partindo de três cidades do Planalto Central. 

Concentrados nos arredores do Estádio Mané Garrincha, Ginásio Nilson Nelson,  e Centro de Convenções Ulysses Guimarães, os integrantes da manifestação devem partir em marcha a partir das 14h, descendo pelo Eixo Monumental até o Palácio do Itamaraty, e dali até o TSE. 

Nos arredores do tribunal eleitoral, a partir das 16h, será realizado ato político em defesa da candidatura do ex-presidente Lula. Do evento, partirá então uma comitiva de representantes que irá efetuar cumprir as formalidades. A expectativa é que a presidenta nacional do PT divulgue então o registro da candidatura, oficializada pelo TSE. 

Segundo a senadora e presidenta do partido, Gleisi Hoffmann, o registro será a primeira vitória no enfrentamento ao golpe pós-prisão de Lula. “Os golpistas não acreditavam que registraríamos Lula, mas, aqui, estamos nós. Ele é nosso candidato, mostrando que não abandonaremos o Brasil. Depois, haverão outras vitórias até a chegada dele no Palácio do Planalto”, disse à repórter Mayara Paixão, do Brasil de Fato.

As pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República, o advogado e professor de Direito Luiz Fernando Casagrande Pereira – especialista em legislação eleitoral – explicou a situação de Lula em sua participação no programa Entre Vistas, apresentado pelo jornalista Juca Kfouri.

A Frente Brasil Popular realiza em São Paulo um ato em frente ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), na Bela Vista, a partir das 17h, em apoio ao registro da candidatura Lula da Silva. A ação em São Paulo será simultânea às que irão ocorrer em diversos locais do país.

Festival Lula Livre

Em Porto Alegre está programada uma edição local do Festival Lula Livre que, a exemplo do evento realizado no Rio de Janeiro, reunirá dezenas de artistas no Memorial Prestes, com concentração a partir das 17h. Confira programação:

17h40 – Cortejo cultural comandado por artistas saindo do prédio do memorial para o palco

17h45 – Debora Finocchiaro faz leitura de apresentação do festival

17h50 – Explanação da Resistência Democrática, Memorial e organização do festival

17h58 – Boa Noite presidente Lula

18h – Richard Serraria

18h15 – Zé Adão Barbosa recita Brecht 

18h20 – Roda Viva canta Chico Buarque

18h35 – Cíntia Nunes recita Thiago de Melo

18h40 – Banda Ói Nóis Aqui Traveis

18h55 – Ricardo Silvestrin recita poema

19h – Demétrio Xavier

19h15 – Nenung

19h30 – Clube de Esquina

19h45 – Marietti Fialho e Josué Krug

20h – Otto Guerra depoimento

20h05 – Hique Gomez

20h10 – Juçara Gaspar e Luciano Alves performance Frida

20h20 – King Jim, Júlio Reny, Márcio Petracco Pedro Petracco e Oly Jr.

20h35 – Performance circense 

20h40 – Preconceito Zero

20h55 – Rhosangela Silveiro e João 7 Cordas

21h10 – Só Amor

21h25 – Liane Schuler e Lila Borges

21h40 – Império da Lã

21h55 – Brasilian Sounds

22h10 – Tania Farias e Johann Alex de Souza

22h25 – Os Latinoamericanos