vira-lata

Lula: Temer vende patrimônio público ‘a preço de banana’

Em recado transmitido pelo Twitter ex-presidente Lula diz que será candidato para 'recuperar a soberania do povo brasileiro'

Reprodução

Lula diz que governo Temer abre mão da soberania nacional e reforça complexo de vira-lata da elite

São Paulo – Em recado divulgado pelas redes sociais divulgado nesta terça-feira (10), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamenta o fato de que o patrimônio público brasileiro está sendo vendido “de forma irresponsável, a preço de banana” pelo governo Temer, para encobrir a sua falta de legitimidade. 

Ainda em agosto de 2017, o governo Temer anunciou a intenção de privatizar 57 empresas públicas. Além de “abrir mão da soberania que um país precisa”, tal projeto privatista reforça o “complexo de vira-lata” que a elite brasileira nutre em relação aos Estados Unidos. 

Em fins de junho, sob orientação do governo, a Câmara dos Deputados aprovou Projeto de Lei, que autoriza a Petrobras a negociar com outras empresas parte dos seus direitos de exploração do pré-sal na Bacia de Santos. A proposta agora deve ser discutida no Senado. 

O governo Temer também apoia a fusão da Embraer, terceira maior exportadora brasileira, com a americana Boeing, o que deve acarretar na perda de postos de trabalho. Ainda que não seja mais estatal, o governo brasileiro detém a ação Golden Share, que garante a possibilidade de veto ao negócio. 

Podem ter certeza, vou ser candidato para, entre outras coisas, recuperar a soberania do povo brasileiro”, disse Lula pelo Twitter. 

Leia também

Últimas notícias