Home Política Barão de Itararé realiza debate e lança livro sobre Waldir Pires
Memória

Barão de Itararé realiza debate e lança livro sobre Waldir Pires

Primeiro volume da biografia do político baiano retrata os tempos da sua formação intelectual, a participação no governo João Goulart e o exílio no Uruguai e na França durante a ditadura
Publicado por Barão de Itararé
16:33
Compartilhar:   
Divulgação
waldir pires

Segundo biógrafo, Waldir Pires era um democrata inamovível, convicto, e um combatente da desigualdade

Barão – Símbolo da luta pela democracia e contra as desigualdades no Brasil, Waldir Pires e sua trajetória serão tema de debate nesta terça-feira (31), a partir das 19h, em São Paulo, no Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. Para marcar o lançamento do livro Waldir Pires: Biografia Vol. 1, de Emiliano José, o debate contará com as presenças do autor, do jornalista Bob Fernandes, do deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), além da diretora da Fundação Perseu Abramo Isabel dos Anjos Leandro e da coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Renata Mielli. 

Morto no dia 22 de junho de 2018, aos 91 anos, Waldir Pires chegou a participar do lançamento do livro em Salvador, oito dias antes de sofrer uma parada cardiorrespiratória. Seu legado, entretanto, segue vivo – o “primeiro tempo” de sua contribuição à luta política no Brasil é contado neste primeiro volume da biografia.

Nesta parte da publicação, é dado destaque à formação intelectual e política de Waldir Pires, além de sua participação no governo João Goulart, o exílio no exterior – em abril de 1964, Pires embarcou em um monomotor, em Brasília, ao lado de Darcy Ribeiro, rumo ao Uruguai, de onde seguiu para a França – e o retorno ao Brasil em 1970.

Em reportagem publicada pela CartaCapital, Emiliano José declarou que “Waldir era um democrata inamovível, convicto, mas nunca deixou de entender que ela só faria completo sentido se estivesse a serviço do combate à desigualdade”. O biógrafo também falou sobre vitórias eleitorais de Pires e seu papel na denúncia do golpe de 2016.

A entrada para o evento é gratuita, bastando preencher o formulário de inscrições. A Fundação Perseu Abramo transmite o debate ao vivo, com reprodução na página do Barão de Itararé.