Renovação

Por Congresso mais progressista, dirigentes da CUT vão disputar eleições

Central lembra que Parlamento atual foi considerado o mais conservador desde a redemocratização, com redução da bancada sindical. No atual período, direitos foram suprimidos

Roberto Parizotti/CUT

Ato contra ‘reforma’ da Previdência: trabalhadores precisam aumentar representação parlamentar para defender direitos

São Paulo – Vários dirigentes ligados à CUT se afastaram do cargo na semana passada para concorrer a cargos de deputado federal ou estadual, na tentativa de compor bancadas parlamentares mais afinadas com direitos sociais e trabalhistas e “para impedir os retrocessos apresentados e aprovados por bancadas de empresários, ruralistas e outros segmentos mais identificados com pautas conservadoras”. Na eleição de 2014, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) já apontava o Congresso Nacional como o mais conservador desde a redemocratização.

“Em 2014, levantamento do Diap mostrou que a frente sindical, por exemplo, foi reduzida quase à metade: de 83 para 46 parlamentares”, diz a CUT.

A central lembra que dois anos depois essa “bancada reacionária” aliou-se ao candidato perdedor, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), a Michel Temer, então vice de Dilma Rousseff, e, com apoio de empresários, parte da mídia e do Poder Judiciário destituíram a presidenta legitimamente eleita, deram um golpe e agora vêm implementando uma pauta de retrocessos, fim de direitos trabalhistas e extinção de programas sociais”.

Os sindicalistas que se afastaram do mandato cumpriram exigência legal de se desincompatibilizar quatro meses antes da eleição. O primeiro turno está marcado para 7 de outubro. O segundo, se necessário, para o dia 28.

Durante a discussão das “reformas” trabalhista (que se tornou a Lei 13.467) e da Previdência, a CUT lançou a campanha #QuemVotarNãoVolta, a fim de alertar os parlamentares: quem apoiasse aqueles medidas não seria reeleito. “E reforçou a importância de seus dirigentes disputarem os cargos, conquistar uma bancada representativa e fazer a disputa por direitos no Congresso Nacional.”

Vários decidiram concorrer e se licenciaram na última quinta-feira (7). “Todos se licenciaram da CUT nesta quinta com o compromisso de representar as propostas da Plataforma da CUT para as eleições 2018 em suas campanhas eleitorais, entre elas, a revogação das medidas tomadas depois do golpe, como a aprovação da reforma trabalhista e eleições livres e democráticas”, afirma a central. 

Na semana passada, representantes de centrais sindicais lançaram uma “agenda prioritária” da classe trabalhadora, com propostas que serão encaminhadas aos candidatos à Presidência da República.

 

Confira a lista de dirigentes que serão candidatos.

 

Deputado federal

– Alessandra Lunas, direção nacional da CUT (Rondônia)

– Ângela Maria de Melo, dirigente executiva da CUT (Sergipe)

– Carlos Veras, presidente da CUT de Pernambuco

– Claudir Nespolo, presidente da CUT do Rio Grande do Sul

– Elisângela Santos Araujo, dirigente executiva nacional da CUT (Bahia)

– Gilberto Rosas, presidente da CUT de Roraima

– José Maria Rangel, coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros, FUP (Rio de Janeiro)

– Neveraldo da Silva Oliboni, secretário de Administração e Finanças da CUT do Paraná 

– Paula Francinete Costa Leite, secretária de Finanças da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam) e da direção nacional da CUT (São Paulo)

 

Deputado estadual

– Beatriz Cerqueira,  presidenta da CUT de Minas Gerais

– Danilo Libarino Assunção – secretário do Meio Ambiente da CUT Bahia

– Edilson José Gabriel, – vice-presidente CUT Paraná 

– Maria Izabel de Azevedo Noronha, Bebel – presidenta do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) e dirigente executiva nacional da CUT 

– Mauro Rubem, presidente CUT Goiás

– Luzenira Linhares Alves – secretária da Mulher Trabalhadora da CUT Paraíba

– Ivaneia Souza Alves, direção nacional da CUT (Amapá)

– Rosana Sousa do Nascimento, presidenta da CUT Acre

– Rodrigo Brito, presidente da CUT-DF, candidato a deputado  distrital 

 

Leia também

Últimas notícias