vigília

Pepe Mujica visitará Lula em Curitiba

O ex-presidente do Uruguai vai a Curitiba amanhã (21). Hoje, o candidato ao governo de São Paulo Luiz Marinho esteve na capital paranaense

Guilherme Santos/Sul21

Mujica vem ao Brasil especialmente para visitar Lula, ao lado de Gleisi Hoffmann

São Paulo – A vigília por Lula Livre em Curitiba chegou hoje (19) a 76 dias, e recebeu a visita do pré-candidato ao governo de São Paulo pelo PT, Luiz Marinho. O ex-ministro e ex-prefeito de São Bernardo do Campo passou o dia no acampamento Marisa Letícia, conversou com os presentes e participou dos tradicionais “bom dia” e “boa tarde” para o ex-presidente. “Essa energia contrapõe toda a fúria, a raiva e o ódio da mídia comandada pela Globo que tenta fazer com que Lula fique esquecido aqui”, disse.

O ex-presidente está preso na sede da Polícia Federal do Paraná desde 7 de abril. Neste período, personalidades importantes fizeram visitas ao ex-presidente, como o ator e ativista norte-americano Danny Gloover e o prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel. Amanhã, será a vez da visita do ex-presidente do Uruguai e senador José Pepe Mujica.

“Lula não nos pertence, não pertence ao PT, aos movimentos sociais. Ele pertence à grande esperança do povo brasileiro. A esperança por empregos, por educação, por nossas crianças, pelas mulheres negras, pela comunidade indígena, quilombolas, LGBT”, disse Marinho. “Esse processo está sendo duro, mas a luta será vitoriosa. Com a determinação de todos nós, a vitória é certa. Pode demorar, mas haveremos de carregar Lula nos braços quando ele sair daqui. Temos certeza de que o faremos de novo presidente para dirigir a esperança do nosso povo”, completou.

Marinho afirmou que o ex-presidente fez muito pelo Brasil após assumir a presidência em 2003. “O país estava em um atoleiro. Quando Lula assumiu, a inflação era de 36% ao ano, o desemprego era maior que hoje, o desespero também. Temos dificuldade de lembrar os dramas do passado. Lula é abençoado e correspondeu às expectativas do povo brasileiro. O Brasil, durante seu governo, tinha um dos povos mais otimistas e felizes do mundo levado pela geração de empregos”, recordou.

Visita especial

Mujica vem ao Brasil especialmente para visitar Lula. Ele estará acompanhado da presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), que ontem foi inocentada no STF de acusações de corrupção passiva e caixa 2. Mujica e Gleisi chegam à Vigília Lula Livre às 15h e seguem para a sede da Polícia Federal uma hora depois.

A assessoria do PT aponta pontos em comum entre os ex-presidentes de Uruguai e Brasil. “Além de compartilharem a popularidade no mundo todo, Mujica e Lula dividem o sonho de uma América Latina forte e unida. São dois dos maiores articuladores da recuperação do Mercosul e da criação da Unasul, cuja missão é promover não só a integração não comercial, mas também de infraestrutura, finanças e políticas sociais, energéticas, científicas e tecnológicas”, diz o texto sobre a visita.