Ex-governador de São Paulo

‘Não se pode condenar um presidente por suposições ou indícios’, diz Cláudio Lembo

Um dos fundadores do antigo PFL (hoje DEM) afirma que Lula deveria ter ido a uma embaixada e faz críticas ao Judiciário. 'O juiz brasileiro virou uma vedete. Todo dia ele dá entrevista e agride alguém'

Reprodução

“Os meninos do Ministério Público, que são muito jovens, se expõem de forma excessiva”

Jornal GGN Lula deveria ter ido para uma embaixada. A opinião foi dada por Cláudio Lembo, advogado, professor universitário e um dos fundadores do antigo PFL, em entrevista à TVE Bahia. Para Lembo, Lula aceitou uma injustiça que fizeram com ele. O programa TVE Entrevista Especial será veiculado hoje, sábado, às 22h.

Lembo acredita que Lula errou, que deveria ter ido para uma Embaixada. “Um líder não se entrega”, ponderou ele em entrevista a Bob Fernandes, jornalista político, que será exibida no Facebook, Youtube e no Portal da emissora.

O político está com 83 anos e não atua mais na vida pública. Mas segue acompanhando os acontecimentos no país, e se diz preocupado com várias questões, entre elas a Petrobras. Entende que a estatal foi uma conquista do povo brasileiro e de repente alguém vende todo o pré-sal. “É preciso ter empresa estatal, tem que haver controle. Não pode haver uma Petrobras de ladrões, mas também não pode haver uma Petrobras privatizada e de ladrões externos”, diz ele.

Sobre o processo e condenação de Lula no caso tríplex do Guarujá, que resultou em uma pena de 12 anos e 1 mês de prisão por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Cláudio Lembo afirmou não ver sentido formal na decisão. “Não se pode condenar um presidente por suposições ou indícios”, disparou.

Ele fez duras críticas ao Judiciário brasileiro. “O juiz brasileiro virou uma vedete. Todo dia ele dá entrevista e agride alguém. Tem o prazer de agredir. Os meninos do Ministério Público, que são muito jovens, se expõem de forma excessiva. E acima de tudo o que me deixa profundamente surpreso são os vazamentos. Se é segredo de justiça, por que vai parar na tela da televisão? Alguma coisa está errada nisso. E o Conselho Nacional de Justiça silencia. E o Supremo Tribunal Federal silencia. Algo está errado neste País”, avalia.

Lembo teve oportunidade de comentar sobre sua relação com o ex-senador e ex-governador da Bahia, Antônio Carlos Magalhães, que faleceu em 2007. “Nossa relação foi normal durante muitos anos, sem nenhuma intimidade e sem nenhuma agressão. Quando fui governador ele me agrediu em função do PCC. E eu respondi muito duramente. Ele era senhor de engenho e eu era da senzala. E aí ficou claro”, comentou.

A entrevista completa será reapresentada na segunda-feira, 14 de maio, às 21h15.

 

Serviço:

Entrevista exclusiva com o ex governador de São Paulo Cláudio Lembo

Quando: Sábado, 12 de maio, às 22h.

Reapresentação: Segunda-feira, 14 de maio, às 21h15

Onde: TVE, Portal (www.tve.ba.gov.br/tveonline), Facebook (/tvebahia) e Youtube (/tvebahia)

Leia também

Últimas notícias