FUNCIONAMENTO PRECÁRIO

Aeroporto de Brasília não reabastece mais e só tem combustível para hoje

Parlamentares se articularam para voltar para casa de carona em jatinhos de colegas mais abastados, enquanto assessores e visitantes estão sendo avisados sobre mudanças de voos por companhias aéreas

Quem não voou hoje deve ter de passar o fim de semana na capital

Brasília – O ambiente das pessoas que possuem voos marcados no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck, na capital do país, não é de pânico. Mas quem está acostumado a fazer ponte aérea de lá para seus estados e ainda não retornou para casa já está ciente de que, talvez, tenha de passar o sábado e domingo em Brasília.

A empresa responsável pela administração do aeroporto, Inframerica, anunciou que o estoque de querosene de aviação (QAV) só é suficiente para o final da tardede hoje (24). O que significa que, dificilmente, algum voo que precise ser reabastecido na cidade decolará.

A Infraero ainda não divulgou o cancelamento de voos, mas várias agências de viagem já estão se movimentando para avisar aos seus clientes sobre a situação, que pode se ampliar para amanhã (25) e entrar pelo fim de semana.

Vários parlamentares se esquematizaram para retornar de carona com colegas mais abastados que possuem jatinhos, como o deputado João Gualberto (PSDB-BA). Proprietário de uma rede de supermercados que possui avião, Gualberto pediu para que viessem pegá-lo ontem à noite. Ele aproveitou para levar outros cinco colegas de partidos diversos. “Todos os que possuem aviões pequenos estão sendo procurados”, contou o assessor de um senador.

Segundo este servidor, já estão sendo formados, inclusive, grupos de assessorias nas comissões técnicas da Câmara e do Senado para montar um esquema de revezamento entre os assessores, de forma a garantir o trabalho entre os que não terão condições de viajar e os que viajaram, mas não poderão retornar até segunda-feira (28).

Difícil

“Cheguei aqui na segunda-feira e estava com tudo certo para voltar amanhã, mas não vai dar. Avisei à família e à empresa onde trabalho que vai ser difícil”, contou o administrador de empresas Rogério Veronese, morador de São Paulo que costuma vir uma vez ao mês a Brasília.

Conforme informações da Inframerica, os abastecimentos de QAV esta semana foram feitos na quarta-feira – correspondente a cinco caminhões com 45 mil litros–, e esta manhã – com mais quatro caminhões com, cerca de 30 mil litros. Em condições normais, o aeroporto recebe uma média de 20 caminhões de combustível por semana.

De acordo com notícia veiculada pelo site Metrópoles, desde quarta-feira só têm pousado no aeroporto de Brasília aeronaves com capacidade para decolar sem a necessidade de abastecimento no terminal brasiliense.

A decisão, segundo o veículo de comunicação, foi tomada conjuntamente pelas companhias aéreas, empresas de fornecimento de combustível e órgãos responsáveis pelo setor aeronáutico.