defesa da democracia

Ex-companheiros entregam carta de apoio a Lula

Na mensagem, afirmam que Lula sempre será referência na luta contra qualquer tipo de injustiça. Djalma Bom diz que Lula está 'extremamente tranquilo'

Roberto Parizotti / CUT

Ex-presidente Dilma Rousseff está no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para acompanhar plenária do STF

São Bernardo do Campo (SP) – Ex-companheiros de Sindicato dos Metalúrgicos do ABC entregaram na tarde desta quarta (4) carta de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na mensagem, afirmam que Lula “sempre será a nossa referência na luta contra qualquer tipo de injustiça”.

Segundo Djalma Bom, ex-diretor do sindicato e ex-deputado, assinam o texto dirigentes remanescentes das diretorias de 1972 até início dos anos 1980. Lula foi presidente da entidade de 1975 a 1981.

“Ele está extremamente tranquilo”, disse Djalma, que ao lado de outros antigos companheiros conversou por mais de uma hora com Lula. “Perguntei de onde vinha tanta tranquilidade, e ele disse: vem da minha inocência.”

Assinam o texto Nelson Campanholo, Djalma Bom, Gilberto Cunha, João Justino de Oliveira, Expedito Soares, Gilson Menezes (ex-prefeito de Diadema e líder da greve na Scania em 1978), Devanir Ribeiro, Claudio Roberto Rosa e Mariano Palma Villata. “Tivemos a oportunidade na luta e no dia a dia de conhecer o seu caráter, a sua honestidade e o seu compromisso com a ética e a moral.”

O salão do terceiro andar do Sindicato dos Metalúrgicos está lotado. Representantes de movimentos sociais, principalmente, acompanham o julgamento em um telão. Lula permanece um andar abaixo.

Estão também no sindicato a ex-presidente Dilma Rousseff, o ex-ministros Carlos Eduardo Gabbas e Miguel Rossetto, o presidente da CUT, Vagner Freitas, o presidente da CUT São Paulo, Douglas Izzo, a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Ivone Silva, e a ex-presidenta desse sindicato Juvandia Moreira e ainda o presidente municipal do PT, Paulo Fiorillo.

Os governadores Fernando Pimentel, Wellington Dias e Tião Viana, respectivamente de Minas Gerais, Piauí e Acre, também prestam solidariedade a Lula.