entre vistas

Juca Kfouri entrevista o sociólogo Jessé Souza nesta terça-feira

Ex-presidente do Ipea fala sobre raízes culturais do país ligadas à história da escravidão e sobre a esperança de ver o Brasil livre do golpe que em 2016 destituiu a presidenta Dilma Rousseff

reprodução you tube

Jessé: ‘Escravidão era um sistema inteiro, tudo é montado em torno dela. Essa teoria foi criada no Brasil e isso é decisivo’

São Paulo – A TVT exibe nesta terça-feira (27) a participação do sociólogo Jessé Souza no programa Entre Vistas, conduzido pelo jornalista Juca Kfouri. Durante quase uma hora, o sociólogo, que no segundo mandato de Dilma Rousseff foi presidente doInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fala sobre como o país tem sua cultura atrelada à história da escravidão e também sobre a esperança de ver o país livre do golpe que em 2016 destituiu a presidenta eleita em 2014 com 54 milhões de votos.

“A escravidão aqui era um sistema inteiro, tudo é montado em torno dela. Essa teoria foi criada no Brasil e isso é decisivo. Quando se resgata a escravidão como questão principal, se resgata o elemento da humilhação e da distribuição da riqueza”, afirma Jessé, que acaba de lançar o livro A Elite do Atraso.

O sociólogo mantém a esperança mesmo diante do fato de o golpe ter sido articulado pelas forças que representam a histórica dominação no país, como setores do Judiciário e da mídia comercial. “Jessé, você acha que ainda vai viver para ver a abolição no país?”, pergunta, em tom provocador, Juca Kfouri.

Confira o programa às 21h desta terça:

Leia também

Últimas notícias