Lula pelo mundo

Imprensa e sindicatos internacionais repercutem atentado contra ônibus de Lula

Centrais divulgaram nota mostrando preocupação com hostilidade violenta de grupos fascistas durante caravana do ex-presidente pelo sul

Ricardo Stuckert

Dirigentes dizem que o ‘gravíssimo episódio acontece após uma escalada de ataques à democracia no país’

São Paulo – A Confederação Sindical Internacional (CSI), a Confederação Sindical das Américas (CSA) e sindicatos internacionais dos setores de serviços, indústria, construção e madeira, financeiro, educação, serviço público e alimentação divulgaram uma nota (leia abaixo), nesta quarta-feira (28), repudiando o atentado a tiros que atingiu dois ônibus da caravana do  ex-presidente Lula, no Paraná, na noite de ontem.

Na nota, os sindicalistas dizem estar “estarrecidos e extremamente preocupados” com o atentado e lembram das “hostilidades violentas” praticadas por grupos fascistas contra os participantes de caravana, “sem a devida contenção pelas autoridades policiais”, que veem ocorrendo desde que a caravana pelo Sul foi iniciada no dia 19.

Os dirigentes afirmam que o “gravíssimo episódio acontece após uma escalada de ataques à democracia no país”, que começou com o golpe de 2016 e seguiu com os ataques aos programas sociais e direitos trabalhistas.

Imprensa internacional

Jornais internacionais falam sobre a tensão crescente no país. O inglês The Guardian, o americano The New York Times, os franceses Le MondeLe FigaroLibération e o site Ouest France dão espaço para o episódio. O Wall Street Journal relata que críticos de Lula acusam o PT de encenar o ataque.

Le Monde destacou que “a caravana eleitoral de Lula foi atingida por tiros”, quando o comboio do ex-chefe de Estado, em campanha pela eleição presidencial de outubro, deixou a cidade de Quedas do Iguaçu. “Não houve feridos”, aponta o texto.

Já os diários argentinos também ressaltam o ataque ao líder petista, com destaques no Clarín e Página 12. O La Nación reproduziu as declarações de Geraldo Alckmin atribuindo a Lula a responsabilidade pelo ataque. Da Espanha, El País destacou que a caravana de Lula foi recebida a “balazos”.

Leia a nota divulgada pelas centrais internacionais:

Em defesa de Lula, da democracia e contra a violência no Brasil

Estamos estarrecidos e extremamente preocupados com a notícia de que a comitiva do expresidente Lula sofreu um atentado criminoso a bala no dia de ontem no estado do Paraná, após uma semana de hostilidades violentas de grupos fascistas contra os participantes de sua caravana pelo sul do Brasil, sem a devida contenção pelas autoridades policiais.

Este gravíssimo episódio acontece após uma escalada de ataques à democracia no país: desde a sistemática sabotagem após o resultado das eleições presidenciais de 2014, passando pelo golpe parlamentar que destituiu a presidenta eleita Dilma Rousseff em 2016, o ataque aos programas sociais e aos direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras com a reforma trabalhista, a deterioração econômica ensejando treze milhões de desempregados e o recrudescimento da prática do lawfare contra o ex-presidente Lula por setores do judiciário do país, que o acusam e condenam sem provas e sem crimes.

O movimento sindical internacional, por diversas vezes se manifestou reconhecendo a importância dos governos do presidente Lula, para além da realidade brasileira, em ter criado um outro paradigma internacional de crescimento econômico com inclusão social via geração de emprego e renda a milhões de Brasileiros, combinando soberania nacional solidariedade internacional.

Da mesma maneira nos últimos anos condenamos duramente o golpe de estado de 2016, perpetrado em nome da entrega do patrimônio nacional e do ataque aos direitos sociais e dos trabalhadores e trabalhadoras.

Manifestamos aqui nossa total solidariedade ao ex-presidente Lula e às centenas de milhares de pessoas que tem participado das diversas manifestações democráticas e pacíficas em apoio a ele por todo o país e em especial nas mais recentes pelo sul do país. Defendemos seu direito  constitucional de provar sua inocência apelando das absurdas condenações impetradas por setores politizados de instâncias inferiores do judiciário, assim como defendemos seu direito constitucional de ir e vir, de se manifestar e de se candidatar às próximas eleições presidenciais.

Conclamamos as autoridades Brasileiras a apurar rigorosamente e punir os autores destes atentados criminosos contra a vida dos participantes da caravana do ex-presidente Lula e a garantir a normalidade e a paz no exercício do processo político, para que o Brasil possa retomar a convivência democrática.