Entrega rápida

‘Brasil sendo vendido pedaço por pedaço’, diz Dilma sobre Embraer

Ex-ministros apontaram perda de soberania pela transferência de 51% para gigante norte-americana. 'Parece piada', diz Amorim. Mercadante destaca 'principal indústria de tecnologia' brasileira

Arquivo/EBC

Com Temer, empresa que representou sonho do “Brasil grande” deve cair nas mãos dos norte-americanos

São Paulo – A decisão do governo Temer em entregar o controle da Embraer à empresa norte-americana Boing é criticada por políticos da oposição, que ridicularizaram o argumento de que os novos donos ficariam com apenas 51% da ex-estatal brasileira, o que representa a perda de controle num dos setores-chave para a soberania do Brasil. 

A Embraer foi privatizada em dezembro de 1994, no final do governo Itamar Franco, com Fernando Henrique Cardoso já eleito. Por se tratar de uma empresa estratégica nos setores de defesa e desenvolvimento tecnológico, inclusive de uso militar, o governo detém o chamado golden share, espécie de ação nas mãos do governo que teria o poder de vetar transações desse tipo. 

Pelas redes sociais, a ex-presidenta Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (26) que Temer vende o Brasil “pedaço por pedaço” e classificou como “desfaçatez absoluta” o discurso do governo e destacou o óbvio, que com 51% do controle acionário os americanos passaram a mandar na nova empresa a ser criada.

“Parece piada”, disse o ex-ministro da Defesa e das Relações Exteriores Celso Amorim. Ele também afirmou que a separação entre da parte militar da comercial – o governo alega que o setor militar ficaria livre do controle da Boing – é outro argumento “ilusório” e “nocivo”. “As mesmas aeronaves utilizadas na aviação regional são utilizadas como ‘plataforma’ para os radares aerotransportados. E por aí vai”, detalhou. 

Para o ex-ministro Aloizio Mercadante, que passou pelas pastas da Educação e Ciência e Tecnologia, a venda da Embraer significa um “realinhamento geoestratégico” do Brasil aos interesses dos Estados Unidos. “Com tal venda, o Brasil perde a sua principal empresa de alta tecnologia”, disse ao portal Brasil 247

Ele destacou também que a ex-estatal representou o sonho de gerações que pensaram o “Brasil grande”, e que agora está sendo destruído por completo pelo atual governo, em mais um “ato de traição”. “Significa abdicar de um projeto de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovações em um setor estratégico”, declarou Mercadante. 

Ainda na semana passada, a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) afirmou que o desmonte promovido pelo governo não se restringe à Embraer, mas inclui estatais como Eletrobras e Petrobras. “Eletrobras, Petrobras, Embraer, foram empresas que mostraram a capacidade criativa do povo brasileiro e estão sendo entregues. Este país é nosso, não vamos deixar vender o Brasil.”