Tribunal de Exceção

Requião convoca ‘democratas do mundo’ para acompanhar julgamento de Lula

Político confirmou presença do ex-presidente uruguaio José Mujica. Senador Bernie Sanders e cantor Bono Vox também são esperados em Porto Alegre. Requião estará nesta terça no programa EntreVistas, da TVT

Arquivo/Agência Brasil

Bono Vox se encontrou com o então presidente Lula durante turnê do U2 pelo Brasil em 2006

São Paulo – O senador Roberto Requião (PMDB-PR) quer a presença de “democratas de todo o mundo”, em Porto Alegre, entre artistas, políticos e intelectuais, para acompanhar o julgamento do recurso contra a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo juiz Sergio Moro na Operação Lava Jato. Segundo Requião, o ex-presidente uruguaio José Pepe Mujica já confirmou presença. Também são esperados, na capital gaúcha, o senador americano Bernie Sanders e o líder e vocalista do grupo U2, Bono Vox, entre outras personalidades internacionais. 

O julgamento do recurso contra a condenação do ex-presidente Lula está marcado para 24 de janeiro, na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, no caso em que é acusado de ter recebido um apartamento em troca de benefícios a uma construtora em contratos com a Petrobras. 

“Como democrata, como brasileiro e como cidadão, quero iniciar a convocação: vamos todos a Porto Alegre, numa vigília cívica, exigir a volta do país à democracia, exigir que as eleições diretas no Brasil sejam completas e limpas, com a participação de Luiz Inácio Lula da Silva”, diz o senador em vídeo postado nas redes sociais.

Para ele, Lula é o único candidato que pode interromper a entrega das riquezas nacionais aos estrangeiros e a destruição das políticas sociais levadas a cabo pelo governo Temer; sua eventual condenação tem o intuito de tirá-lo da disputa eleitoral do ano que vem. 

Requião defende que sejam organizadas palestras e atividades culturais, aos moldes do Fórum Social Mundial, no que ele vem chamando de “Fórum Social Mundial Extraordinário”. “Vamos organizar cultos ecumênicos, shows nas praças, vamos mobilizar o Brasil, e convidar os democratas do mundo de verdade”, sugere.

EntreVistas

O senador Roberto Requião é o convidado desta terça-feira (19) do programa EntreVistas, da TVT. O bate papo vai ao ar às 19h. Na entrevista, o senador paranaense discute o abuso de autoridade, os ataques ao estado de direito e à soberania nacional, entre outros temas. 

Para ver a TVT
Canal 44.1 – São Paulo e Grande São Paulo
Canal 512 – NET ABC
Canal 513 – NET Mogi
Canal 12 – Vivo São Caetano do Sul
www.tvt.org.br
youtube/user/redetvt
E nas redes sociais da TVT e da RBA