na bolha

‘Brasília está longe para entender seus problemas’, disse novo ministro do Trabalho

Em propaganda do PTB divulgada no YouTube, deputado Pedro Fernandes defende que a gestão de recursos públicos seja feita nos municípios. Ele também votou contra o impeachment de Dilma Rousseff

reprodução youtube

Fernandes: ‘Eu já estava pensando em parar, talvez tenha sido isso que tenha ajudado a me escolher’

São Paulo – “Brasília está longe demais para entender os seus problemas, os problemas da sua rua e da cidade em que você mora”, disse o deputado federal Pedro Fernandes (PTB-MA) em vídeo de propaganda do seu partido, divulgado em junho. O deputado deve substituir o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, que pediu demissão ontem (27), depois que o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgou o corte de 12.292 vagas com carteira assinada em novembro, mês em que entrou em vigor a reforma trabalhista proposta pelo governo de Michel Temer.

No vídeo, o deputado defende a ideia de que “quanto mais centralizado o poder, maior é a corrupção”. Ele usa esse argumento para sustentar que os recursos públicos sejam usados em benefício da população pelos municípios. “Você pode opinar, cobrar, fiscalizar. E se o prefeito e vereador não te ouvirem, você pode continuar levando suas reclamações até eles”.

Outra particularidade de Fernandes é que ele votou contra o impeachment de Dilma Rousseff, na votação no plenário da Câmara, em abril de 2016. Fernandes também enfrenta investigação no Supremo Tribunal Federal (STF), pelos crimes de peculato e abuso de poder.

Apesar de se manifestar contra a centralização do poder em Brasília, Fernandes aceitou prontamente o convite para assumir a pasta, ainda que seu nome não tenha sido confirmado pelo Planalto. A Agência Brasil noticiou que a nomeação “deve ser publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (29) e a posse foi marcada para 4 de janeiro”.

De acordo com Fernandes, o convite foi feito ontem (27) pelo líder do partido, Jovair Arantes (GO), que ligou enquanto estava reunido com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto. Segundo Fernandes, “foi um susto” ao receber a ligação, mas aceitou de imediato.

“Depois do susto, a gente ponderou e acabou aceitando. Já não era minha pretensão concorrer [às eleições de 2018], já estou com cinco mandatos, eu já estava pensando em parar, talvez tenha sido isso que tenha ajudado a me escolher, talvez”, disse o deputado à Agência Brasil.

Questionado sobre sua posição em relação à busca de apoio para aprovação da reforma da Previdência e como pretende conduzir a pasta, Fernandes disse que só vai se pronunciar depois que assumir formalmente o cargo.

Pedro Fernandes é engenheiro civil e está no quinto mandato como deputado federal. Ele se licenciou do mandato algumas vezes para assumir diferentes cargos em seu estado, como presidente da Companhia de Limpeza e Serviços Urbanos, Secretário Municipal de Obras e Transportes, de Infraestrutura, de Cidades e de Educação em São Luís. Fernandes também comandou secretarias estaduais do Maranhão, como Cidades e Desenvolvimento Urbano.

Com informações da Agência Brasil