Feijóo

‘Trump e Doria provam que empresários não são melhores gestores que políticos’

Dentro da lógica de que 'a propaganda é a alma do negócio', na política, as pessoas podem 'comprar gato por lebre'

Cesar Ogata/Michael Vadon

Enquanto Doria vende toda a cidade para empresários, Trump tenta acabar com plano de saúde popular

São Paulo – A polêmica de que empresários são melhores gestores que os chamados “políticos tradicionais” ganhou força nas últimas eleições, dentro e fora do Brasil. Entretanto, quase um ano após o prefeito de São Paulo, João Doria, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assumirem seus mandatos, os exemplos são negativos. É o que afirma o analista político José Lopez Feijóo, no Seu Jornal, da TVT.

Feijoó cita um estudo do London School of Economics, que contesta a crença de que empresários em geral se saem melhor na gestão pública. “No mundo, temos o exemplo de Donald Trump que, em poucos meses, está quase no limite para promover uma guerra nuclear. Além disso, um dos seus objetivos é acabar com o plano de saúde para os mais pobres, construído na gestão de Barack Obama”, afirma o analista.

Ele também dá outro exemplo, agora, mais próximo da realidade do brasileiro. “João Doria, em seu primeiro dia de mandato, se fantasiou de gari e disse que a cidade ficaria linda. Os dados mostram que o volume de zeladoria da cidade é pior do que na gestão Haddad. Além de vender toda a cidade, o que dificultará o acesso da população aos aparelhos públicos já que o custo aumentará, ele também aumentou o limite da velocidade nas marginais, a consequência: o número de mortes aumentou”, critica.

Assista ao comentário

Leia também

Últimas notícias