#LulaPeloBrasil

Lula no Jequitinhonha: com o que Temer gasta para se safar, levamos energia para 15 milhões de famílias

Sol forte não afetou ânimo de populares nem disposição do ex-presidente. 'Luz para Todos custou R$ 20 bilhões', diz, ao citar compra de votos por Temer

Ricardo Stuckert

Lula fala com a população de Padre Paraíso no trajeto ao Vale do Jequitinhonha

São Paulo – Em sua passagem pelo Vale do Jequitinhonha, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez paradas cidades de Catuji e Padre Paraíso antes de chegar nas programadas Itaobim e Itinga. O forte sol do Vale do Jequitinhonha, norte de Minas Gerais, não inibiu a presença do povo, que fez a caravana a improvisar paradas – como na viagem ao Nordeste – para atender o principal objetivo da viagem. “Estou aqui para ouvir vocês”, disse aos presentes em Padre Paraíso, de 20 mil habitantes, a 560 quilômetros de Belo Horizonte, onde fez discurso mais longo.

“Essa caravana não é para falar, é para conhecer o sonho de vocês, o que esperam que um governo possa fazer para resolver os problemas de nossa juventude que, hoje, mesmo se formando, não tem possibilidade de empregos. Minha andança é para colocar na cabeça do povo esperança e sonho”, afirmou.

Lula lembrou de sua trajetória até ser eleito presidente pela primeira vez, em 2002. “Tinha medo de não dar certo, de não fazer as coisas certas e de decepcionar o povo. Eu dizia para a dona Marisa que tínhamos de ter muita fé e força de vontade, porque quem acreditou em nós e confiou foi o povo mais humilde”, lembrou. “A elite nunca gostou de nós, quem gosta de nós é o povo trabalhador, nas fábricas, no campo, no comércio, na construção civil, nas escolas, os professores, serventes e camelôs. Os que ralam para comer o pão de cada dia.”

Ricardo Stuckert#LulaPorMinas -
Ex-presidente é abraçado por popularas em Padre Paraíso, a caminho do Jequitinhonha

Leia também

Mariana Starling#LulaPorMinas -
Multidão em Padre Paraíso, de 20 mil habitantes, a 560 quilômetros de Belo Horizonte
Ricardo Stuckert#LulaPorMinas -
Ex-presidente é abraçado por populares a caminho do Vale do Jequitinhonha

O ex-presidente menciono a criação do programa Fome Zero, em 2003, depois incorporado ao Bolsa Família. “A elite, os ricos, a imprensa começaram a dizer que eu estava criando vagabundos. Que ninguém mais ia querer cortar cana. E é verdade, cortar cana não é trabalho humano. As pessoas têm o direito de escolher como trabalhar. Criamos 22 milhões de empregos e aumentamos o salário-mínimo por 12 anos consecutivos. Legalizamos a vida da empregada doméstica dizendo que ela não é escrava”, completou.

O visitante expôs um panorama oposto ao de esperança e conquistas criado pelo golpe que depôs Dilma Rousseff. “Estamos perdendo. Acabaram com os direitos dos trabalhadores, querem acabar com a aposentadoria do trabalhador rural e da mulher. Querem resolver o problema da crise causada pelos ricos em cima do povo pobre trabalhador. Congelaram por 20 anos investimentos em saúde e educação”, disse.

As crítica ao governo de Michel Temer continuaram, quando Lula questionou as articulações do peemedebista para escapar das denúncias de corrupção que tramitam no Congresso. “Com o programa Luz para Todos levamos energia para 15 milhões de pessoas. Gastamos R$ 20 bilhões. Temer gasta o mesmo dinheiro para comprar votos e se salvar.”

verônica soares#LulaPorMinas -
Ao lado do deputado Rogério Correia, Lula recebe presente de admirador

Verônica Soares#LulaPorMinas -
Multidão em Padre Paraíso, de 20 mil habitantes, a 560 km de Belo Horizonte

 

Defesa

Diante dos retrocessos apontados, Lula disse que “não nasceu para ficar sentado”, e que quer participar da reconstrução do país. “Estou com 72 anos e deveria parar, sentar em uma cadeirinha. Mas não nasci para me aposentar, nasci para provar que é possível, com a ajuda do povo, fazer um Brasil melhor.”

Lula afirmou estar disposto a enfrentar ataques direcionados a ele e sua possível candidatura em 2018. “Você vê todo dia 20 minutos de matéria contra o Lula na televisão. Lula tem um apartamento, Lula tem uma chácara. Até agora, a única pessoa que apresentou provas fui eu: as provas da minha inocência”, reiterou. “Tenho desafiado os procuradores, a Polícia Federal, a Lava Jato e o juiz. Não estou acima da lei, mas não quero ser vítima de canalhice da imprensa e da Justiça.”

Ele citou as operações abusivas de perseguição judicial. “Entraram na minha casa achando que eu e dona Marisa tínhamos joias, dólares, não encontraram nada e não tiveram coragem na cara de pedir desculpas para dona Marisa. Esse sofrimento adiantou a morte dela. Eu não sou homem de guardar mágoa. Quero justiça. Estão tentando fazer isso para tentar evitar que eu seja candidato em 2018”, completou.

Lula disse que vai “brigar” para vencer em 2018. “Vamos enfrentar essa batalha. A única coisa que tenho certeza, e vocês têm que acreditar nisso, é que até agora eles não conseguiram me destruir, e não foi por falta de vontade. Não preciso fazer promessa porque o povo me conhece. Vocês adquiriram consciência política e me passaram a força. Não sou eu, sou resultado do crescimento de vocês.”

Assista também