governo alckmin

Audiência articula oposição à privatização do complexo esportivo do Ibirapuera

Reunidos na Assembleia Legislativa, representantes do esporte e deputados de oposição discutem medidas de resistência à intenção do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, de privatizar por 30 anos o complexo que é símbolo do desenvolvimento do esporte no país

Luiz Doro / Divulgação

Estádio Ícaro de Castro Melo seria demolido para ceder lugar a uma arena multiuso para 20 mil pessoas

São Paulo – O governador Geraldo Alckmin (PSDB) encontrará resistência para levar adiante seu projeto de privatização do complexo esportivo do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo. Moradores do entorno e a comunidade esportiva são contra. “Estamos tomando diversas medidas. Eu e o deputado Alencar Santana estamos à frente desse processo juntamente com várias comissões de esportistas. Mas não poderíamos fazer isso sem antes abrir um debate sobre o tema”, afirmou à Rádio Brasil Atual o deputado Luiz Fernando Teixeira Ferreira (PT), na quinta-feira (19), quando foi realizada na Assembleia Legislativa uma audiência pública sobre o tema.

Alckmin publicou um chamamento para o projeto em setembro deste ano. Em novembro, deve publicar o edital de privatização. Pelo projeto do governo, a empresa vencedora ganhará um período de concessão de 30 anos. O complexo engloba o Ginásio do Ibirapuera, o estádio de atletismo Ícaro de Castro Melo, o conjunto aquático Caio Pompeu de Toledo, mais o ginásio poliesportivo Mauro Pinheiro e o Palácio do Judô. Pelos planos do governo, o estádio seria transformado em uma arena multiuso para 20 mil pessoas, o que implicaria sua demolição.

Segundo o deputado Ferreira, é necessário que o complexo do Ibirapuera permaneça como local somente destinado à prática esportiva, dentro da perspectiva de que o governo deve investir no esporte, e não vender equipamentos de uso da sociedade.

Otaviano Caetano da Silva, diretor da Associação São Bernardense de Atletismo, afirma que o complexo tem um significado especial para o atletismo brasileiro. “A história do atletismo do Brasil está dentro desse Ibirapuera. Todos os grandes atletas do país passaram por ali, tem seus quadros nas salas, e como vamos jogar a história no lixo”, pergunta. “Nós não somos uma nação”, pergunta ainda, revelando indignação com o projeto.

O complexo já foi palco de eventos esportivos internacionais, como os jogos Pan-americanos de 1963, e a copa do mundo de ginástica artística de 2015. No local funciona ainda o programa olímpico Projeto Centro de Excelência, que recebe atletas de todo o estado em regime de internato e atendimento integral nas modalidades de judô, atletismo, natação e voleibol.

Ouça a reportagem da Rádio Brasil Atual: