CUT/Vox Populi

Temer é rejeitado por 95% da população, e 88% defendem diretas já

Avaliação faz de Michel Temer, primeiro presidente da República denunciado formalmente por corrupção no exercício do mandato, o pior chefe de governo na história

Roberto Parizotti/CUT

Rejeição a Temer se agravando desde a posse, à medida que governo e Congresso expuseram verdadeiras causas do golpe

São Paulo – Avaliação do desempenho de Michel Temer (PMDB), primeiro presidente da República denunciado formalmente por corrupção no exercício do mandato, despenca em todas as regiões do Brasil, independentemente da faixa de renda, escolaridade ou gênero. Pesquisa Vox Populi realizada a pedido da CUT apurou que 95% dos entrevistados consideram negativo o desempenho de Temer. 

É o pior presidente para homens e mulheres (94%). Nos cortes por faixas de renda – menos de dois salários mínimo, de dois a cinco, e acima de cinco – a reprovação ao modo Temer de governar é sempre superior a 93%. A avaliação se repete também por escolaridade, tanto entre os que estudaram até o ensino médio e o superior (96%) quanto os que fizeram apenas o ensino fundamental (93%). 

A pesquisa detectou ainda que, caso Temer seja afastado pela Câmara dos Deputados – como querem 93% dos brasileiros –, 88% defendem eleições diretas para escolha de seu substituto. 

Para o presidente da CUT, Vagner Freitas, os deputados do PSDB, DEM e toda a base aliada de Temer estão de costas para a população. “Com Temer batendo recordes de impopularidade, é absolutamente inacreditável o que os  deputados estão fazendo. Eles estão absolutamente de costas para a população brasileira”, diz Vagner, lembrando também o histórico de a maioria do atual Congresso ter votado pelo congelamento dos gastos com saúde e educação, pela “reforma” trabalhista que retira direitos e preparar o fim do direito à aposentadoria. “E ainda votam para impedir que o STF julgue um presidente acusado de corrupção.”

A pesquisa CUT/Vox Populi foi realizada de 29 e 31 de julho, entrevistou 1.999 pessoas com mais de 16 anos, em 118 municípios, em áreas urbanas e rurais de todos os estados e do Distrito Federal, em capitais, regiões metropolitanas e no interior. A margem de erro é de 2,2 %, estimada em um intervalo de confiança de 95%.

Com informações da CUT. Acompanhe a íntegra da pesquisa:

Cut/Vox: Agosto by redebrasilatual on Scribd