pelo brasil

Lula recomeça por Salvador nova ‘caravana’ que percorrerá o Nordeste

Ex-presidente pretende passar por 25 cidades dos nove estados da região para debater projeto para o país, 'agora com mais experiência e mais organização para entender as necessidades do povo'

Ricardo Stuckert

Objetivo é discutir ‘novo projeto de nação’, com novas bases e políticas inovadoras

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta quinta-feira (17) sua caravana pelos nove estados do Nordeste. Serão cerca de 4 mil quilômetros percorridos, com atividades programadas em 25 municípios. O objetivo do projeto “Lula pelo Brasil” é debater um modelo de desenvolvimento, o que, segundo o ex-presidente, foi abandonado pelo governo de Michel Temer, e verificar “mudanças que ocorreram na região durante os governos do PT e os desafios atuais da região”.

“A maior aula que tive sobre o Brasil foi viajando o país. Por isso, vou fazer novamente as caravanas. Agora com mais experiência e mais organização para entender as necessidades do povo”, disse Lula, quando anunciou a viagem.

Lula embarca para a Bahia nesta quinta. A peregrinação começa por Salvador. Ao lado de juristas e advogados, estará na Pupileira, às 17h, em mais um ato de lançamento do livro Comentários a uma Sentença anunciada – O Processo Lula, já lançado em eventos no Rio de Janeiro e em São PauloEle irá de metrô até o evento, saindo da estação Pituaçu, segundo a Fundação Perseu Abramo, uma das organizadoras da caravana.

As obras do metrô eram de responsabilidade da prefeitura e ficaram mais de 10 anos paradas, segundo diz o presidente do PT de Salvador, Gilmar Santiago, ao site da fundação. “A prefeitura estava na mão dos carlistas, e durante esse período a obra ficou 10, 12 anos parada no mesmo lugar, com muita história de corrupção. Um dos ministros de Michel Temer, o da articulação política, é citado em denúncias do Tribunal de Contas”, afirma.

Em seguida, o ex-presidente segue para a Arena Fonte Nova, onde fará o lançamento de mais uma fase do Memorial da Democracia, apresentada no mês passado em Belo Horizonte. 

Embora algumas versões tenham circulado por diferentes veículos, informando que o trajeto começaria por Feira de Santana, a assessoria do ex-presidente confirmou que o início será pela capital baiana. O roteiro completo da viagem não será divulgado com antecedência por questão de segurança. O final da viagem está previsto para o Maranhão, em 5 de setembro.

Na sexta-feira (18), recebe título de Doutor Honoris Causa, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Cruz das Almas, às 10h, e vai ao Festival da Juventude, na mesma cidade, às 15h. 

No mesmo dia, em São Francisco do Conde, Lula será patrono na colação de grau de estudantes da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), às 19h. 

No sábado (19), a caravana para em Feira de Santana, onde participa de atos em defesa de políticas públicas para o semiárido e Agricultura Familiar, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e de cisternas.

Durante o percurso, Lula se encontrará com políticos, empresários, sindicalistas e movimentos sociais em eventos nas capitais, cidades próximas e no interior. O projeto das novas caravanas está sendo organizado pelo PT e pelo Instituto Lula, com participação da Fundação Perseu Abramo.

Confira a possível programação da caravana “Lula pelo Brasil”: