Operação Manus

Ex-ministro Henrique Eduardo Alves é preso pela PF

Desdobramento da Operação Lava Jato concluiu que os ex-presidentes da Câmara Eduardo Alves e Eduardo Cunha atuaram em benefício de empreiteiras durante a construção do estádio Arena das Dunas, em Natal

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Alves e Cunha teriam solicitado e recebido vantagens indevidas em troca de favorecimento a construtoras

São Paulo – O ex-ministro e ex-presidente da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) foi preso preventivamente pela Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (6) em ação que investiga desvios ocorridos na construção do estádio Arena das Dunas, em Natal, uma das sedes da Copa do Mundo 2014. 

Ao todo, são cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, seis de condução coercitiva, além de busca e apreensão nas cidades de Natal, Mossoró e Parnamirim, no Rio Grande do Norte, e Curitiba, no Paraná. Outro ex-presidente da Câmara, o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que já se encontra detido desde outubro do ano passado, também é alvo de pedido de prisão. Entre os detidos, também está o secretário de Turismo de Natal, Fred Queiroz. 

A operação Manus conclui que Eduardo Alves e Cunha teriam solicitado e recebido vantagens indevidas em troca de favorecimento a duas grandes construtoras envolvidas na construção do estádio. 

Segundo a PF e o Ministério Público Federal (MPF), há suspeita de superfaturamento de até R$ 77 milhões na construção da arena, baseada em indícios colhidos na Operação Lava Jato, que teria envolvido atos de corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro. 

Henrique Eduardo Alves, que ocupava o Ministério do Turismo no início do governo Temer, pediu demissão do posto em junho do ano passado, após ser delatado pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, que afirmou ter repassado R$ 1,55 milhão em propina, entre 2008 e 2014, para financiamento de campanhas.