Lava Jato

‘Esse apartamento não é do Lula, nunca foi’, diz ex-assessor da Bancoop

Quando associados da Bancoop resolveram transferir o empreendimento à OAS, construtora tenta vender o referido triplex a Marisa Letícia, para evitar reembolso das parcelas que já haviam sido pagas

Bancoop

Advogados argumentam que é impossível que apartamento seja ao mesmo tempo da OAS e de Lula

São Paulo –  Paulo Flores, jornalista e ex-assessor da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop), afirma que o apartamento do Guarujá atribuído ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nunca pertenceu a ele. “Esse apartamento não é do Lula, nunca foi do Lula. Foi declarado pela OAS, faz parte do seu patrimônio”, afirmou, em entrevista à Rádio Brasil Atual, na manhã desta terça (9). A posse do imóvel é objeto de investigação que leva o ex-presidente Lula a depor ao juiz Sérgio Moro nesta quarta-feira (10). 

Na entrevista, Paulo Flores detalha a relação da cooperativa dos bancários com a construtora, em relação ao empreendimento do Guarujá, litoral de São Paulo. Com dificuldades financeiras por conta da falta de pagamento de parte dos cotistas, outra parte reclamava da demora no andamento das obras e se organizaram para encontrar a melhor forma de concluir a construção. Foi quando os próprios associados, após sucessivas assembleias, decidiram transferir o empreendimento do Guarujá à construtora OAS. 

Definida a conclusão do empreendimento pela construtora, os associados deveriam optar por pagar o restante devido à OAS, ou abrir mão do empreendimento, que seria transferido a outros interessados, e o associado teria devolvido os recursos investidos até ali. 

Foi o que aconteceu com a ex-primeira-dama Marisa Letícia, que fez adesão ao empreendimento em meados de 2005, antes da transferência à construtora, para um apartamento padrão, e não ao referido triplex. Quando houve a transferência para a OAS, Marisa optou por não seguir pagando as parcelas do apartamento.

A OAS tenta então lhe oferecer o triplex, para que fizesse uso do crédito já acumulado pelo pagamento das parcelas do apartamento simples. É quando se dá a primeira visita de dona Marisa à propriedade. Ela aponta inadequações e problemas, que a construtora promete resolver. É para verificar essas mudanças que se dá a visita do ex-presidente ao apartamento, que ainda assim, reafirma não ter interesse.

Para confirmar, Flores lembra que o triplex atribuído a Lula foi declarado como pertencente à OAS, em plano de recuperação judicial apresentado pela construtora. Os advogados de Lula argumentam que é impossível que o apartamento seja ao mesmo tempo de Lula e da OAS

Na transferência do empreendimento à construtora, outros associados não concordam com as negociações e entram na Justiça. Um dos procuradores chega, inclusive, a se referir à cooperativa como organização criminosa. Contudo, Bancoop foi absolvida em todos os processos.